Cultura inclusiva: reconhecendo o valor das diversas gerações

Cultura inclusiva: reconhecendo o valor das diversas gerações

Estamos em uma época de pluralidade e, diante da nova geração, nós, líderes, estamos em necessário reaprendizado. Temas como inclusão e gestão de uma equipe plural nos desafiam a adaptar nossa atuação para uma liderança eficiente e engajadora.

Isso implica em aceitar uma realidade: uma equipe diversa contribui enormemente para a qualidade dos serviços prestados, uma vez que a diversidade traz uma nova perspectiva sobre  processos, estimula inovações, conversa com o público de igual para igual e, sim, elevam  resultados.

O melhor de uma equipe multigerações

Quando falamos em inclusão, é importante considerarmos o fator idade. Muitas das equipes são formadas por diferentes gerações, com costumes culturais e visões de mundo diferentes. É importante reconhecermos a oportunidade de aprendizado que cada membro da nossa equipe agrega.

O famoso ‘know-how’ de colaboradores que estão há mais tempo no mercado ainda é muito importante para traçar estratégias. É preciso reconhecer que essas experiências são extremamente enriquecedoras quando trabalhamos com uma visão de futuro que necessita do conhecimento com maturidade sobre o mercado, a sociedade e tudo que influencia os negócios. Mas isso não significa que sejam os donos da verdade…

Os mais novos não ficam para trás. Crescendo e se tornando profissionais em uma era de inovações diárias, temos uma geração dinâmica que se destaca em inovação, agilidade de resposta, facilidade no uso de mídias e tecnologias e que se identifica com o público diverso.

Abraçando as diferenças

Cada ser humano é único. Por mais que tenhamos uma cultura organizacional focada em valores e objetivos institucionais, é necessário compreendermos que cada um de nossos colaboradores irão interagir com ela da sua própria forma, baseado em seus valores pessoais, familiares, sua cultura e realidade.

Um ambiente de trabalho saudável não só respeita estas individualidades, como encontra nelas talentos que acrescentam nas estratégias, valorizando habilidades e incentivando o desenvolvimento de colaboradores como pessoas e profissionais.

Todos por um

Se é uma realidade que as diferenças agregam um time mais qualificado, trabalhar o engajamento de todos é papel do líder ao promover espaços de acolhimento, desenvolvimento e aprendizado. Afinal, os próprios colaboradores também passam pela experiência de estar em um grupo diverso de si. Então, onde investir?

Em pertencimento. Por mais paradoxal que pareça, somos todos iguais quando unidos em um propósito forte, positivo, elevado e altruísta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos