Cultura Organizacional como Estratégia para Conselhos Consultivos
hannah-busing (Unsplash)

Cultura Organizacional como Estratégia para Conselhos Consultivos

A Cultura Organizacional definitivamente entrou na pauta dos Conselhos. Antes relegada apenas à área de RH, de alguns anos para cá executivos/executivas e membros do board observam este tema de forma estratégica.

O objetivo deste artigo é conectar a Cultura Organizacional com a agenda estratégica de Conselhos.

Afinal de Contas, o que é Cultura Organizacional?

Edgar Schein foi um dos grandes gurus do mundo empresarial. Ele escreveu livros sobre Cultura, Liderança dentre outros temas. E uma frase dele define muito bem o que é Cultura Organizacional: “A forma como fazemos as coisas aqui”.

A Cultura organizacional versa sobre pessoas, comportamentos, relações e, também, sobre estratégia.

Em função disso, o tema tem cada vez mais tomado conta da agenda dos Conselhos. Conselheiros olhando para a Cultura e conectando este assunto com governança faz muito sentido no meu ponto de vista.


A Agenda Estratégica da Cultura Organizacional

Alguns temas sobre Cultura Organizacional e Pessoas têm aparecido com mais destaque nas organizações e por isso devem ser vistos com bastante atenção por conselheiros.

Um deles é a questão de engajamento. O quanto a Cultura Organizacional tem favorecido ou dificultado o engajamento das pessoas? O papel da liderança, de oportunidades de carreira, da comunicação e do feedback estão no guarda-chuva de assunto quando se fala de Cultura.

Outro assunto é a estratégia de talentos. O mapeamento de sucessores e de pessoas-chave é fundamental para considerar a perenidade da organização, especialmente quando uma empresa está em crescimento. E isso tem tudo a ver com a Cultura Organizacional.

Investimento em treinamento e reconhecimento dos colaboradores também se conecta com uma agenda estratégica de pessoas. Além da percepção por parte do funcionário que a empresa está investindo neles, pessoas mais capacitadas tendem a trazer mais resultados para o negócio.

Por fim, mas não menos importante como o Clima Organizacional da empresa como um todo e das áreas está sendo impactado por aspectos da Cultura Organizacional.

Todos os temas mencionados anteriormente afetam o resultado de uma empresa. Trabalhar na Cultura Organizacional é alinhar o planejamento estratégico com as pessoas em busca dos resultados estipulados.


Considerações Finais

Assim como a pauta do ESG está muito presente nos Conselhos, o tema da Cultura Organizacional também se evidencia como fator fundamental para a estratégia organizacional acontecer.

Conselheiros que entenderem do tema de Cultura e Pessoas poderão fazer uma grande diferença na agenda dos Conselhos, conectando com demais assuntos de Governança.





Fabrício César Bastos

Sócio-Diretor

www.flowan.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos