🎯Cultura organizacional e Planejamento estratégico são as bases de qualquer negócio

🎯Cultura organizacional e Planejamento estratégico são as bases de qualquer negócio

A Cultura organizacional e Planejamento estratégico são as bases de qualquer negócio, sendo para o seu crescimento, alcance das metas, e é a alma de toda empresa, e a alma de um time de alta performance.

Vamos falar um pouco de Cultura Organizacional, aquela que é essencial para o negócio e principalmente para a evolução dos planos estratégicos.

A cultura está diretamente ligada a forma com que se lida com o Ambiente interno e externo, e como isso é adaptado com os problemas dentro da organização, transformando em ações, gerando resultados, utilizando resiliência e adaptabilidade como fator principal nos dias atuais.

Sabemos que o planejamento estratégico é norteador das ações e principalmente da Cultura, de como será gerenciado as ações e o meios para alcançar os resultados deste planejamento. O alinhamento entre cultura e plano é o base para a criação da metodologia de condução das ações, como também construir a padronização da forma de se atuar, ou seja criando o “Ambiente” + “Propósito” = “Hábito”.

Um hábito cultural desenvolvido a fim de alcançar as metas é um fator chave dentro da organização, pois como sabemos, toda meta deve ser ambiciosa para esse estimulo do hábito, como também para a geração de uma cultura, e para todo hábito de mudança, traz um elemento de “Atitude”, na qual se faz necessário para ação.

Muitas organizações buscam que “a cultura e comportamento vale mais que o conhecimento”, pois acreditam que o conhecimento é alcançável, é fácil de se construir, porém a cultura e comportamento exige muitos fatores que dependem de elementos pessoais de longa construção.

Não importa o tamanho da organização, mas tem que ter um bom planejamento, e uma cultura que o caminho a ser seguido não seja de tribulações, esforços desnecessários, e que seja prazeroso o alcance das metas e objetivo.

Importante que todo gestor, tenha como base seu planejamento estratégico bem definido, e desdobrado a toda organização, como também seus meios e métodos de execução e formas de controle do caminho que se está indo com essas ações, em paralelo construir uma cultura na qual todos sabem o que fazer, como fazer e quando fazer, alinhando os caminhos ao mesmo ponto de objetivo, e para isso paralelamente existe a construção da cultura organização, seguindo junto com o plano estratégico desdobrado, criando a padronização (PDCA).

Para isso vale ressaltar que para uma mudança de cultura organização, se compõem de 3 elementos chaves:

Cognitivo > Mostrando o porque das coisas

Afetivo > Práticas, exemplos, cases, fatos

Comportamento > Mudanças

Um outro fator de muita importância é aplicar o que se fala, dando exemplos aos liderados e a cada um. Pois muitas organizações sofrem a anomia, que é a discrepância entre o que é falado, com o que é aplicado, pois a há intenção, há um método, e o resultado não é alcançado, devido a falta de motivação por não ter os 3 elementos acima trabalhando de forma conjunta.

Em suma, sem uma cultura alinhada, inviabiliza o planejamento, e sem planejamento com cultura não há alcance do que se deseja.

Pois a Cultura Organizacional + Planejamento estratégico é a base do negócio.



Autor: Rogério Honório da Silva - Engenheiro de Produção | MBA em Projetos e Estratégia de Negócios

Se você gostou, deixe seu comentário.

 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rogério Honório

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos