Por que ter uma gestão baseada em pessoas?

Por que ter uma gestão baseada em pessoas?

As transformações que o mundo vem passando atualmente estão se tornando cada vez mais comuns, ocorrendo em menor espaço de tempo e de forma bem mais intensa. Acompanhar e se adaptar a essas mudanças é um desafio constante.

Por esse motivo, as empresas têm buscado formas inovadoras de aperfeiçoar suas atividades e negócios para não perder em competitividade, mas sem deixar de lado os tradicionais padrões de comportamento e valores, que cada vez mais exercem influência nos resultados do mercado.

Um desses modelos é a gestão baseada em pessoas. Uma visão que representa mudanças consideráveis nas formas do negócio, assim como, nos valores e na cultura da empresa.

Baseado nisso, gostaríamos de deixar aqui uma indagação: ‘o que aconteceria se você, gestor, conduzisse os processos de sua empresa baseado em pessoas?’

Para alguns pode parecer loucura, mas, atualmente, o gerenciamento dos recursos humanos é algo estratégico para qualquer negócio. Na verdade, mais do que isso, ele é um fator crítico para o sucesso das organizações.

Da mesma forma que é essencial manter os recursos físicos (instalação, maquinário e demais equipamentos) em pleno funcionamento, priorizar o capital humano e reconhecer as potencialidades de cada colaborador é determinante para o alcance dos melhores resultados, por isso, ter uma gestão baseada em pessoas é um assunto essencial para qualquer tipo de organização, seja ela pequena, média ou grande.

No entanto, quando falamos de pessoas, a aplicação deste tipo de gestão pode ser um pouco complexa, afinal, é preciso um olhar atento a elas, ao mesmo tempo em que deve haver propósitos alinhados com os objetivos e metas da organização.  Não é algo simples, precisa de diagnóstico, planejamento, continuidade e, sobretudo, pensamento inovador.

Mas como fazer um bom gerenciamento baseado em pessoas?

Primeiramente, é imprescindível que um dos valores estabelecidos para o negócio seja a humanização, tendo em vista que o eixo principal serão as pessoas. Além disso, é preciso estar atento as suas necessidades, como desenvolvimento e capacitação.

Esses eixos funcionam de modo interdependente entre si, afinal, quando pensamos no desenvolvimento dos colaboradores, automaticamente inclui-se a capacitação, assim como um olhar humanizado a todos eles.

Entretanto, antes de tudo é preciso organizar a casa, alinhando os propósitos da equipe e da empresa. Uma gestão baseada em pessoas não é um conceito para ser trabalhado pontualmente, mas sim, de forma constante e persistente, nesse sentido, os lideres devem replicar e engajar os valores da empresa para suas equipes, a fim de que eles desenvolvam práticas e posturas baseadas nessa cultura.

Cabe ressaltar que a gestão baseada em pessoas impacta na organização por inteiro, pois influência em toda a cadeia de valor do negócio, tendo como principal objetivo garantir melhores resultados.

Em síntese, ela trará como benefícios:

- a estimulação contínua dos colaboradores por meio de ferramentas como a avaliação de desempenho;

- o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e pessoal de todos os colaboradores;

- ganho de competitividade de mercado, levando em consideração o alinhamento das equipes com a cultura organizacional e valores da empresa.

Compreender a importância de uma gestão humanizada e baseada em pessoas colocará o seu negócio na frente da concorrência e os resultados serão a qualidade dos processos e serviços, um crescimento estruturado e o encantamento e fidelização do cliente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Perfix Consultoria

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos