Cultura organizacional: o que é e qual o impacto que ela traz para a sua empresa

Cultura organizacional: o que é e qual o impacto que ela traz para a sua empresa

A gestão de empresas é um tema extensamente estudado há muitas décadas. Acadêmicos, executivos e acionistas se debruçam sobre o tema, publicando milhares de livros e artigos focados em eficiência operacional, governança, finanças, supply chain, gestão de estoques e muitos outros temas relacionados às atividades de uma empresa. No passado, a atenção era voltada para aspectos operacionais ou administrativos das corporações. Contudo, com a mudança do ambiente de negócios e principalmente da mentalidade de consumidores e colaboradores, propósito, visão, engajamento e sustentabilidade se tornaram parte de qualquer manual de gestão de empresas. Em grande parte, as startups foram responsáveis por provocar essas mudanças ao criar modelos de gestão inovadores e bem-sucedidos que mudaram o paradigma e trouxeram novas formas de liderar pessoas e a inovação. No centro dessas discussões, está a cultura organizacional ou cultura corporativa.

E o que é a tal da cultura?

São muitas as definições sobre o que é cultura de uma empresa. 

Talvez, a forma mais objetiva de definir seja "a forma como colaboradores se relacionam entre si e com clientes e fornecedores para atingir os objetivos propostos pela empresa". Particularmente, gosto de pensar que cultura é "o que as pessoas fazem quando ninguém está olhando". 

Todas as companhias têm uma forma particular de trabalhar que determina a sua cultura - de grandes multinacionais e corporações rígidas, até startups e microempresas. 

Mesmo sem ter regras formalizadas, a cultura de cada lugar vai enraizando uma maneira se torna uma parte intangível da empresa nos colaboradores. De certa forma, a cultura pode servir como uma vela que impulsiona a companhia a crescer rápido ou como uma âncora, atrasando o seu desenvolvimento ou até mesmo causando o seu fim. A cultura de algumas startups, com a forma flexível de trabalhar e se reinventar para resolver problemas com agilidade, engajando as equipes em torno de um propósito e sem perder o foco no resultado, têm inspirado muitas empresas a repensar as suas próprias culturas.

Grandes empresas são transatlânticos quando se fala em mudanças culturais, enquanto empresas conseguem promover transformações mais rápidas. Ao longo dos anos, tive a oportunidade de presenciar de perto o processo de mudança em diferentes empresas, de startups a transacionais. 

Mudanças são sempre desafiadoras, mas acredito que é um pilar fundamental da gestão e que pode gerar impactos positivos para qualquer empresa.

No início, a cultura costuma ser formada seguindo a visão e passos dos fundadores. Pessoas também se adaptam de maneiras distintas a diferentes culturas. Uma pessoa que quer trabalhar no Google, provavelmente, não se adaptaria em um fundo de investimento ou indústria. Mas cada empresa precisa encontrar a sua fórmula mágica, pois cada mercado tem exigências específicas.

Como uma startup com pouco quase 3 anos e uma equipe cada vez maior, a @PlataformaVerde sofre com as dores do crescimento. Tenho a honra de estar ao lado da @Beatriz para cuidar da nossa cultura. Aqui, temos a missão de reforçar os aspectos positivos, que trazem produtividade e resultados para todos. Ao mesmo tempo, devemos também repensar o que ainda precisamos trabalhar para que 100% da equipe esteja engajada em expandir a nossa revolução verde. Não é uma missão simples e as respostas não chegam prontas - mas estamos ansiosos por aprender e construir uma PV cada vez melhor para quem está aqui e também para os que são impactados com o nosso negócio.

***

Tem algum tipo de material ou conteúdo que pode ajudar a melhorar cada vez mais a cultura da nossa startup? Compartilha nos comentários!

***

Para saber mais sobre o que fazemos na PlataformaVerde e como estamos transformando a cadeia produtiva das empresas, acesse o nosso site ou siga nossas redes sociais!

#cultura #culturaorganizacional #startup #pessoas #gestão #desenvolvimentosustentável

Izabela Ferrari

Conteúdo | Social Media | Influenciadores | Marketing de Causa | ESG

5 a

Demais! 

Beatriz Helena Arias Avila

Marketing Digital | Product Marketing | Inbound | SEO

5 a

Muito bom estar com você nessa jornada, Rapha! :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos