Custo Direto X Custo Indireto
A separação dos custos diretos e indiretos no orçamento é de vital importância para uma análise consistente de seu custo, o que implica em sua competitividade no mercado.
A cada dia a necessidade de analisar seus custos, afim de se adequar de forma mais ágil e eficiente no mercado é a chave do sucesso da atividade.
Contudo duas definições são importantes serem relembradas:
Tomamos como exemplo a fabricação de um produto.
Custo Direto: Custo de material, mão de obra, equipamento diretamente associado ao serviço, ou seja o custo dos insumos que entram na execução do produto.
Custo Indireto: Custo não inerentes à produção. Mas que são indiretamente necessários a execução do serviço, custo da administração (Contabilidade, RH), telefone, água e energia do escritório.
Contudo cabe ressaltar uma situação que existe, se a empresa não produz num determinado momento, seu custo direto reduz mas o indireto se mantém constante.
Logo analisar e mensurar essas situações são o caminho crítico do sucesso do negócio, aí a Engenharia de Custos nos auxilia a detectar e solucionar o problema. Tendo isso ajustado o suscetibilidade ao movimento do mercado é suavizada.
A fim de exemplificar e melhorar o entendimento sugiro a leitura dos posts: