Dê liberdade para os seus filhos, mesmo com medo
Ensinar os filhos a serem independentes pode ser uma tarefa muito difícil.
Porém, ela é muito mais complicada emocionalmente do que na prática. Deixar que os filhos cresçam envolve preocupações, insegurança e diversas incertezas.
Afinal, embora seja a ordem natural das coisas, relutamos para deixar esse momento chegar, então a tendência é adiarmos o máximo possível.
Infelizmente, quanto mais fazemos isso, pior é o resultado.
Obedecer aos nossos medos e manter nossos filhos sob a nossa guarda, protegê-los da vida real, das decisões, de irem na rua sozinhos, só vai gerar consequências ruins, no longo prazo.
Isso é porque, eventualmente, eles se tornarão adultos.
Adultos que precisam enfrentar, diariamente, as situações que a vida colocar em sua frente. E caberá a eles ou não ter a força necessária para lidar com elas, ou eles sofrerão.
Poupá-los das pequenas dificuldades do dia a dia os deixará menos preparados para enfrentar as grandes dificuldades no futuro.
Alguns estarão preparados para a vida, outros não, e estes sofrerão muito mais para amadurecer.
Qual deles você quer que seu filho seja? Com certeza o que sofre menos. Você, como pai ou mãe, certamente quer o bem do seu filho.
Talvez você possa não ter feito isso da forma mais correta possível, até hoje, mas está sempre tentando oferecer o melhor. Porque é isso que os pais querem para os filhos.
Mas hoje você está sendo convidado(a) a refletir sobre isso: quanto mais você permite que o seu filho aprenda com as pequenas coisas hoje, menos ele irá sofrer com as grandes coisas no futuro.
A independência é uma das características mais importantes a serem estimuladas em crianças, para que se tornem adolescentes e adultos responsáveis.
Então dê liberdade para que os seus filhos sejam independentes, pelo bem deles.