Dívida pública traz pessimismo para o mercado brasileiro

Dívida pública traz pessimismo para o mercado brasileiro

A semana anterior foi de divulgação de inflação e dados de emprego, entretanto, a preocupação com o fiscal movimentou negativamente os ativos locais.

China

Começando pelo cenário internacional, o índice de gerentes de compras na China (PMI) apresenta dados em expansão, principalmente o PMI não industrial, o que sugere que a economia chinesa continua em processo de aquecimento. 

Zona do Euro

Na Zona do Euro a inflação ao consumidor registrou alta em linha com as expectativas, fazendo com que o indicador em 12 meses acelere de 2,4% para 2,6%.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a segunda prévia do PIB registrou crescimento da economia norte-americana abaixo das expectativas, com alta de 1,3%, com destaque para o crescimento dos gastos dos consumidores também abaixo do consenso de mercado.

A inflação de despesas (PCE) registrou alta em abril em linha com as projeções, enquanto o núcleo (retirados os itens mais voláteis) registraram alta abaixo das expectativas.

Mesmo com inflação em linha com o consenso, o indicador continua muito acima da meta do Federal Reserve, que continua cauteloso em relação ao início do ciclo de cortes.

Os juros futuros da maior economia do mundo caíram em quase todos os vencimentos, com destaque para os juros de 2 anos.

Brasil

No Brasil, a divulgação da prévia da inflação abaixo das projeções poderia ser uma boa notícia, contudo, a divulgação do aumento do endividamento público e o cenário internacional de juros mais altos, trouxeram mais pessimismo ao mercado local.

Os juros futuros mais longos subiram devido às incertezas quanto à condução da política monetária a partir de 2025, que cresceram após a recente divisão na última reunião do Copom e percepção de maior risco fiscal.

Bolsas e Moedas

Com este cenário, as bolsas em geral caíram, com um dos destaques negativos nas ações brasileiras.

Com o aumento do risco local, o real perdeu valor frente às moedas das grandes economias, enquanto o dólar cede com recuo dos juros.

Previsões Futuras

Nesta semana teremos PIB do 1º trimestre no Brasil, decisão de juros e PIB na Zona do Euro, setor externo na China e Payroll com as vagas de emprego nos Estados Unidos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de UNICRED

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos