Panorama Econômico Mensal | Outubro de 2024
O mês de setembro foi marcado por ajustes nos juros, em especial na Zona do Euro, Brasil e Estados Unidos, além de manutenção em algumas economias, com a chinesa e a japonesa.
A expectativa dos economistas e analistas é de mais uma alta de +0,25 p.p. nos juros japoneses ainda em 2024, contudo, as autoridades locais estão cautelosas em relação aos efeitos de uma alta neste momento, visando o que aconteceu no início do mês de agosto, decidindo por manter os juros inalterados na reunião de setembro.
Na Zona do Euro e nos Estados Unidos a decisão foi por corte de juros, por entender que o atual patamar segue ainda muito restrito.
Nos Estados Unidos o mercado de trabalho, divulgado através do relatório Payroll, apresentou criação de vagas muito abaixo do esperado, incluindo revisões passadas menores do que divulgadas anteriormente, o que indicou uma possível queda brusca da maior economia do mundo.
Esse cenário forçou os investidores a reverem suas projeções de juros norte-americana para baixo, fazendo com que os juros futuros caíssem em média 7% no curto e médio prazo.
No Brasil o cenário foi um tanto diferente, com o Copom subindo juros mediante justificativa de atividade econômica muito forte, mercado de trabalho mais resiliente e ausência de compromisso com as metas fiscais.
Com dados do PIB do 2º trimestre acima das expectativas e o mercado de trabalho ainda muito forte, os juros futuros aceleraram em todos os vencimentos, com destaque para os vencimentos mais curtos.
O ambiente doméstico desafiador fez com que o investidor estrangeiro buscasse segurança em outros ativos globais, fazendo com que o fluxo do mês terminasse negativo, interrompendo a sequência de dois meses consecutivos de entrada de recursos estrangeiros.
O destaque para o mês, dentre as principais bolsas, foi a bolsa chinesa. O combustível para a alta de +17,4% foi o anúncio das autoridades do maior pacote de estímulos desde a pandemia, com sinalização de cortes em uma ampla gama de taxas de juros e uma injeção de liquidez de 1 trilhão de iuanes (140 bilhões de dólares) no sistema financeiro, entre outras medidas.
O movimento global de queda de juros norte-americanos também impactou o dólar, que caiu contra a maior parte das moedas.
Em um ambiente desafiador como o de preços historicamente altos das ações norte-americanas, perspectivas de redução de juros pelo Fed em contrate do possível aumento dos juros japonês e brasileiro, o cenário ficará mais claro à medida que os dados forem esclarecendo qual medida cada autoridade monetária irá tomar individualmente e como isso impactará no fluxo global.
A diversificação continua sendo o melhor caminho, entretanto, oportunidades podem surgir com ambiente mais volátil.
Recomendados pelo LinkedIn
Disclaimer
Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal.
Este relatório possui caráter informativo, não constitui material promocional e não foi produzido como uma solicitação de compra ou venda de qualquer ativo ou instrumentos financeiros relacionados em qualquer jurisdição. Os dados que aparecem nos gráficos referem-se ao passado, a rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Os preços e demais informações contidas neste relatório são críveis e dignas de confiança na data de publicação do mesmo e foram obtidas de uma ou mais das fontes que seguem: (i) fontes expressas ao lado da informação; (ii) preço de cotação no principal mercado regulado do valor mobiliário em questão; (iii) fontes públicas confiáveis; ou (iv) base de dados da Unicred.
Também não tem o intuito de ser uma declaração completa ou um resumo sobre os ativos, mercados ou estratégias abordadas no documento. Em todos os casos, investidores devem conduzir suas próprias investigações e análises antes de proceder ou deixar de proceder qualquer ação relacionada aos valores mobiliários analisados neste relatório.
Advogado | Minotto Advocacia | CCA IBGC
1 mImportante aviso aos cooperados de cooperativas de crédito - Unicred. Não perca o seu direito à devolução do IRRF retido indevidamente. Neste mês de dezembro de 2024 está terminando o prazo decadencial para a obtenção da devolução do IRRF no exercício de 2019 sobre sobras líquidas recebidas naquele exercício. Faça contato urgente com seu advogado para promover a competente ação e preservar o seu direito. Minotto Advocacia. www.minottoadv.com
Assistente Administrativo com capacidade para atendimento personalizado/Negociação/Analista e formalizador de processos. Coordenador/executor de atividades admin. e financ./Atendimento/Prospecção clientes/CPA20.
2 mMuito bom o artigo!