Dar para receber!

Dar para receber!

Muitas vezes ficamos esperando sermos solicitados a fazer algo e acabamos perdendo grandes oportunidades.

Neste caso entra o 17o comportamento do empreendedor de sucesso:

Fazer algo antes de requisitado ou forçado por alguma circunstância.

Para este tema entram duas situações muito importantes: Preparar algo antes de solicitado ou entregar uma solução sem ser contratado.

1o - Preparar algo antes de solicitado: Em muitos casos aparecem oportunidades de um novo negócio, parceria etc. E muitas pessoas esperam aquela 1a reunião com o possível sócio, empregador, parceiro para ver o que será discutido para somente depois estudar sobre o tema, preparar para uma oferta e assim por diante.

Qual o risco disso? Caso outra pessoa se antecipe, a janela da oportunidade pode ser reduzida e você ficar de fora dela.

A solução para isso é muito simples, antes de qualquer reunião, basta estudar sobre o tema, fazer um plano de negócios, preparar uma proposta de trabalho etc.

Isto, no mínimo fará com que você entre nessa reunião mais preparado para a discussão sobre o tema, mostrará que você entende do assunto, está atualizado sobre ele e dependendo de como ocorrer a reunião já pode mostrar um estudo preliminar do plano de negócios, de uma alternativa de parceria etc.

2o - Entregar uma solução entes de ser contratado: Isto tem sido muito eficiente para minha consultoria e com resultados excepcionais.

Vou contar um exemplo bem simples que ocorreu comigo outro dia mas que gerou frutos rapidamente.

Estava conversando com um vendedor de produtos mineiros (queijos, doces, cachaças etc) que me perguntou o que estava fazendo após a venda da minha loja e comentei que estou fazendo consultorias de negócios para ajudar empreendedores com menos experiência a fazer sua empresa prosperar.

Trata-se de uma pessoa simples que se lançou no mercado de produtos mineiros durante a pandemia do Corona vírus para colocar dinheiro em casa que está conseguindo um bom resultado mas não sabe como melhorar ainda mais o resultado.

Dei um exemplo simples de que para aumentar o lucro deve-se trabalhar principalmente os custos dos produtos, por que o preço de venda não pode ser simplesmente aumentando o que afastará os clientes.

Rapidamente vi uma oportunidade no negócio dele para aumentar a margem de lucro na cachaça. A mesma é vendida em uma sacola trabalhada, mas que para o formato da venda dele é totalmente desnecessária. Recomendei que ele conversasse com seu fornecedor para retirar a sacola e abaixar o custo da mesma, aumentando assim o lucro.

Ele ficou muito agradecido pela solução rápida apresentada e já solicitou conversar sobre a contratação da minha consultoria para avaliar mais formas de aumentar o lucro e a gestão do negócio.

Este 2o exemplo tem sido muito praticado nos meios digitais, as pessoas entregam muito conteúdo de graça para gerar autoridade no tema em questão, atrair uma audiência maior e vender seu produto, que muitas vezes são cursos online.

Algumas lojas dão cursos gratuitos sobre o tema dos seus produtos para ensinar clientes a usar eles, o que gera vendas.

Este comportamento empreendedor pode ser aplicado a qualquer negócio e com certeza trará resultados excepcionais.

Portanto,

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Abraços,

André Ferreira

P.S.: Este é o 17º de 30 ações e comportamentos que empreendedores precisam fazer e ter para evoluir seus negócios. Leiam os outros 16 que já publiquei em meu perfil e aguardem os próximos que postarei semanalmente.

#enquete #enquetes #pesquisademercado #pesquisas #pesquisa #negocios #mercadosemergentes #mercados #planejamento #pequenasempresas #gestão #inovação #negócios #consultoria #empreendedorismo #economia #agrandeaceleração #pandenomics #economia #mercadoimobiliário #ricam #ricardoamorim #palestras #mentoriaricardoamorim #consultoria #consultoriaempresarial #consultoriaempresa #consultoriafinanceira #consultoriapessoal

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos