Empreendedor, saia da mesma!
A pandemia de 2020 foi um grande teste para confirmar que este comportamento empreendedor é extremamente eficiente.
Muitas empresas foram obrigadas a fechar as portas devido a quarentena e ficaram muito tempo sem faturar nada, muitas quebraram e outras tantas estão com muitas dívidas.
Estas não passaram bem pela crise principalmente porque o empreendedor se acomodou com a situação, culpou os governantes e ficou sentado esperando o problema passar.
Já outros empreendedores correram em busca de novas oportunidades para se manterem "vivos" e alguns ótimos exemplos, além de se manterem financeiramente saudáveis, descobriram novas oportunidades de negócios, produtos e serviços que fizeram sua empresa explodir.
Todos os casos de sucesso foram pessoas que pensaram fora da caixa e atingiram excelência no 18o comportamento dos empreendedores de sucesso:
Descobre e aproveita oportunidades fora do comum (para ele).
Em ótimo exemplo disso foi uma cabelereira de bairro, seu salão fica na garagem da casa, que foi obrigada a fechar as portas durante a quarentena por não ser um serviço essencial.
Mas ela não podia ficar sem faturar, pois precisava pagar seus funcionários, seu aluguel e colocar comida em casa.
Como ela mora em um bairro extremamente residencial, resolveu vender alguns produtos de 1a necessidade para seus vizinhos, assim estes não precisariam ir até os supermercados comprar e se expor ao risco de contaminação.
Começou vendendo ovos e algumas frutas. Fez sua divulgação pelo grupo de WhatsApp do bairro e começaram as vendas. Os clientes/vizinhos perguntaram se ela não poderia oferecer mais alguns produtos que completariam as necessidades básicas para o momento. E as venda aumentaram ainda mais.
Resumo da história: Hoje o cabelereiro voltou a faturar e ela alugou o imóvel ao lado para continuar com a quitanda que virou a queridinha do bairro. Portanto, além de não "quebrar" hoje possui dois negócios faturando mais do que antes.
Sempre coloco um:
Cuidado!!!
Claro que devemos estar sempre de olho em novas oportunidades, elas vão aparecer, mas tome cuidado para não entrar em buracos desconhecidos.
No exemplo acima, ela pode iniciar a vender frutas porque no registro da sua empresa estava registrado um CNAE que permitia a venda, desta forma ela não estaria irregular. A empreendedora pesquisou antes de começar e mesmo que não possuísse esta autorização ela podia solicitar o alvará para este novo negócio.
Outro exemplo de oportunidade encontrada é uma Startup de Salvador chamada TrazFavela (@TrazFavela Delivery) que encontrou uma oportunidade de ajudar os moradores das favelas a receberem entregas e a venderem seus produtos fora dela. Hoje, as grandes empresas de Delivery consideram as favelas como área de risco e não prestam o serviço na região.
Os empreendedores (Iago Silva dos Santos) viram esta oportunidade, contrataram motoboys da favela, contataram comércios de dentro e fora dela e iniciaram a prestar o serviço. Já fizeram mais de 2.000 entregas, receberam um aporte financeiro do Google e iniciaram uma nova rodada de captação de recursos para expandir seu negócio. Grande sucesso.
A conclusão de tudo isso é que todo mundo pode encontrar grandes oportunidades ao seu lado, basta estar atento ao que está acontecendo ao seu redor que elas aparecerão.
Portanto,
Abraços,
André Ferreira
P.S.: Este é o 18º de 30 ações e comportamentos que empreendedores precisam fazer e ter para evoluir seus negócios. Leiam os outros 17 que já publiquei em meu perfil e aguardem os próximos que postarei semanalmente.
#enquete #enquetes #pesquisademercado #pesquisas #pesquisa #negocios #mercadosemergentes #mercados #planejamento #pequenasempresas #gestão #inovação #negócios #consultoria #empreendedorismo #economia #agrandeaceleração #pandenomics #economia #mercadoimobiliário #ricam #ricardoamorim #palestras #mentoriaricardoamorim #consultoria #consultoriaempresarial #consultoriaempresa #consultoriafinanceira #consultoriapessoal