De qual lado você olha para a vida?
Recentemente voltei de uma Peregrinação de 10 dias pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul: Caminhos do Caravaggio, recomendo que conheçam e para quem gosta de uma bela caminhada faça os quase 200 KM caminhando ou pedalando.
A questão que a maioria das pessoas faz aos Peregrinos é: porque vocês caminham? Vou responder pela minha experiência: eu caminho porque a peregrinação me faz ver a vida de outro ângulo, igual a imagem da fotografia que escolhi para ilustrar meu texto, que é uma janela aberta para o horizonte na qual algumas pessoas fotografam do lado de dentro da paisagem e eu fotografei do lado de fora, contemplando a paisagem pois é isso o que eu mais faço enquanto caminho: contemplo.
Contemplo meus pensamentos, contemplo minha passada, contemplo as dores e desconfortos que surgem e me conecto com a natureza de uma forma única e aí consigo ver alguns detalhes que podem passar despercebidos por outras pessoas, pois é o "meu caminho", a minha forma de ver e processar o que vejo. E assim é o caminho de cada um, único, com significado e propósitos diferenciados.
Hoje fiz uma experiência de olhar a vida por outro ângulo e me trouxe muitas reflexões. Desde o início da pandemia fazemos exercícios físicos em casa e quando precisamos resolver alguma coisa na rua utilizamos o carro como locomoção. Hoje eu inverti o lado da janela, precisava resolver duas pendências em pontos extremos de onde eu moro, calcei meu calçado de peregrina, peguei minha mochilinha, uma garrafa de água e claro a máscara e álcool em gel e fui olhar o mundo de outro lado.
E que vi? Vi muita natureza, vi pessoas estressadas no trânsito, pessoas me pedindo informação, dei alguns bom dias que recebi respostas outros não nos meus quase 11 km de caminhada. Economizei combustível, contribuí para o meio ambiente e pensei muito em quando foi mesmo que eu desaprendi de andar dentro da cidade. E lembrei que é a pressa de resolver tudo rápido que nos coloca em situação de ansiedade, de aceleração e de falta de contemplação ao que existe ao nosso redor e dentro de nós.
Se você aceitar uma dica que irá te fazer bem: experimente fazer uma caminhada, inicie em tua rua, contemple, observe, se conecte. Depois amplie para teu bairro, tua cidade e depois se tiver tempo e vontade te aventure em uma caminhada que te tire da tua zona de conforto, que te leve a lugares desconhecidos e depois me conte como foi a experiência.
Recomendados pelo LinkedIn
Precisando de dicas sobre preparação para caminhar, materiais e roteiros, me chama que eu caminho contigo!
Cuide de sua saúde física, mental, emocional e espiritual e viva uma vida boa!
"Eu tenho o meu caminho. Você tem o seu caminho. Portanto, quanto ao caminho direito, o caminho correto, e o único caminho, isso não existe." Friedrich Nietzsche
Palestrante | Socióloga | Mentora Comportamental | Professora | Facilitadora no Desenvolvimento de Líderes | Consultora em Bem-estar Corporativo | Estudiosa da Ciência das Forças de Caráter
3 aObserve. Contemple. Conecte-se. Linda partilha minha amiga querida Eva Seloi Santos Sarmento para mim que sou aprendiz de peregrina, me aquece e alegra o coração ler tuas palavras que são um guia para nós, caminhantes. Que Felicidade que nossos caminhos nesta vida se cruzaram. Que possamos sempre ter “buen caminos” em nossas jornadas de vida❣️