De RH a CEO – Quais comportamentos chaves para ter ascensão como RH?
Queremos ajudar a você, profissional de RH, a empoderar-se e conquistar o destaque que você merece dentro das organizações.
De acordo com o último Estudo Global de Tendências, publicado pela Mercer, uma das maiores consultorias do mundo, cerca de 88% dos executivos acreditam que sua empresa terá alguma disrupção importante nos próximos três anos. Esse percentual era de 44%. Para o CEO da Mercer, em um futuro próximo, a boa gestão de pessoas será tão impactante que é desejável que boa parte dos CEOs saiam do RH.
Em um futuro próximo a quantidade de RHs que migrarão para cargo de CEOs aumentará exponencialmente. Essa é uma evidência clara da oportunidade que os RHs possuem hoje de se destacar. Quanto mais a tecnologia evolui, mais a inovação se torna relevante e mais a gestão de pessoas protagoniza.
Queremos compartilhar algumas dicas para que você ganhe representatividade como RH dentro da sua empresa e perante o mercado de trabalho.
· Entenda como você pode gerar valor para o negócio
Ser um RH estratégico é conseguir transformar os recursos e métodos da área de gestão de pessoas em alavanca para os resultados do negócio. Mas como fazer isso?
Exemplo: Entenda para onde sua empresa está indo, quais as competências que ela precisa para chegar lá. Essas competências devem ser desenvolvidas, portanto as mensure em avaliação de desempenho e crie trilhas de desenvolvimento.
Outro exemplo: qual área ou produto mais gera valor a sua empresa? Se torne parceiro deste gestor, apoiando ativamente a operação dele. Geralmente a área mais relevante do negócio está ligada a novas receitas, portanto área de vendas e inovação tendem a ser prioridade.
Mais um exemplo: o RH deve ter suas próprias estratégias. As estratégias do RH devem estar ligadas diretamente aos planos da alta administração do negócio. Se a empresa tem planos de crescimento, como o RH pode ajudar? Quais pessoas chaves o RH deve procurar no mercado para este crescimento? Quais recursos de gestão de desempenho e recompensa podem ser criados para estimular o crescimento? Quais iniciativas de treinamento e desenvolvimento são necessárias? É relevante criar uma campanha de endomarketing para gerar engajamento em alguns projetos específicos ligados ao crescimento?
· Faça gestão por resultados – Tome decisões em cima de dados e fatos!
O RH precisa ajudar o negócio a tomar decisões em cima de dados e fatos. Para isso o RH deve ter métricas de performance. Turn over e absenteísmo são métricas relevantes, mas é preciso ir além, é preciso cruzar dados para que as análises sejam mais profundas e portanto gerem soluções relevantes.
Exemplo 1: experimente cruzar, por departamento os dados de turn over, fatos recorrentes em entrevista de desligamento, resultados da área (indicadores de performance) e relatórios de pesquisa de clima. Será possível observar padrões e compreender onde está causa e efeito. A partir de análises mais profundas será possível criar soluções mais impactantes.
Exemplo 2: O RH deve mensurar o quanto suas iniciativas estão sendo efetivas. Exemplo simples: em ações de endomarketing, quantas pessoas estão abrindo os e-mails que você envia? Quantas pessoas comparecem aos eventos? Quanto as pessoas estão absorvendo de informação nas reuniões que disseminam informações relevantes do negócio? O RH é protagonista no processo de comunicação institucional, por isso é importantíssimo medir o quanto as pessoas estão aderentes as ações de comunicação interna e endomarketing. Faça o mesmo com as outras inciativas da área de gestão de pessoas.
· Traga automação barata – Conheça as HRTechs (startups de soluções para RH)
A maior parte das equipes de Rh são bastante enxutas, o que causa sobrecarga e prejudica a performance da área. Aposto que uma das soluções está em trazer automação barata para o negócio. Como? Trazendo soluções tecnológicas criadas por startups, as famosas HRTechs. Estimamos que seja possível diminuir mais de 80% do tempo investido em avaliação de desempenho, pesquisa de clima e endomarketing usando apenas 1 software que contem todas estas soluções e pagando entre R$ 30 e R$ 8 por pessoa por mês, sem custo de implantação. E essa é só 1 das soluções que existem no mercado.
O custo X benefício é muito bom! Vale a pena conhecer.
· Traga os gestores para criar junto com você as soluções
Já passou a época em que o RH tinha que ter todas as respostas acerca de gestão de pessoas. Estamos na era da criação colaborativa. Traga os líderes para criar com você, empoderando-os a encontrar soluções que resolvam os problemas deles. Você ganhará em qualidade de soluções e comprometimento do líder na implementação e execução.
Dica de ouro: estude Design Thinking para que você consiga resultados ainda melhores nesta prática da construção de soluções de forma colaborativa.
· Busque consistência técnica
É comum receber clientes queixando-se de frustrações após várias tentativas de estruturar um RH. A situação é sempre a mesma: várias pessoas já passaram pela área, muita iniciativa e pouca acabativa.
Por outro lado, observando os profissionais de RH, percebemos que eles chegam em uma nova empresa e querem aplicar exatamente os conceitos, métodos e ferramentas que ele executava nas empresas anteriores. Cada negócio e cultura requer uma abordagem diferente. Quero te convidar a buscar consistência o bastante para construir os subsistemas e iniciativas de RH de forma alinhada as melhores práticas do mercado e customizada de acordo com as necessidades da empresa.
Te convido a sair do empirismo, do "replicar a fórmula aprendida em outras empresas e com outras pessoas". Nós da Accelere somos especialistas em Gestão COM Pessoas, já levamos várias empresas ao ranking Melhores Empresas para se Trabalhar, e certamente podemos te ajudar. Queremos ver cada vez mais RHs se tornando diretores e CEOs, para isso, conte com a gente!
Especialista em Folha de Pagamento na Grupo Ramasa Auto | Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching
4 aExcelente abordagem!