Demanda de customizações no seu ERP
Meus caros amigos e seguidores do LinkedIn, mais uma vez estou aqui para falar de coisa séria com vocês: a demanda de customizações de seu ERP.
Este tema é bastante importante, levando em conta que tais customizações são exigências comuns na implantação de um sistema de gestão, mas você sabe como evidenciar que seu ERP precisa de muitas customizações?
Continue lendo este artigo que te contarei tudo sobre esse assunto, começando pelos três sinais típicos que indicam a necessidade de customizar seu sistema de gestão.
Controle paralelo de dados
A necessidade de controles paralelos ao seu ERP é o primeiro dos sinais. Sabe aquelas planilhas externas que você necessita para conseguir manter tudo em ordem? Os relatórios retirados de outros lugares, muita necessidade de extração de dados e até mesmo a captação de dados de diversas plataformas para, manualmente, montar um relatório final.
Tudo isso significa que você está tendo muito trabalho que, pelo menos em teoria, deveria ser realizado facilmente em seu ERP.
Em conclusão, você pode precisar de customizar o seu sistema e, como nem sempre é possível fazer customizações no sistema, pode ser necessário que você mude os seus processos.
Muitas telas para executar um processo
Outra característica que faz as empresas buscarem, necessitarem, uma customização, é quando a realização de um único processo exige a abertura de cinco, seis e até mesmo sete telas.
Esse tipo de procedimento, que exige tanta navegação entre telas, para somente um processo, é extremamente desgastante e pode estar te custando muito tempo e dinheiro, mesmo que seja, no final das contas, funcional.
É também necessário se atentar que, nestes casos, é exigido muito mais experiência e conhecimento por parte dos colaboradores que lidam com o processo, propiciando a possibilidade de erros.
Se tudo fosse feito de forma linear e objetiva, economizaria muito mais tempo, dinheiro e esforços.
Avanço tecnológico
Outro indicador muito relevante para a enxergar a necessidade de realizar customizações no seu ERP é o avanço tecnológico, ou seja, essa evolução leva o seu sistema a necessitar outras integrações, que não existem na plataforma.
Outra forma dessa necessidade se manifestar é quando o seu ERP precisa acoplar outros softwares para preencher as lacunas que ele não comporta, te gerando cada vez mais trabalho para resolver processos que deveriam ser simplificados.
Isso está acontecendo, e agora?
O conjunto das indicações que te mostrei acima faz com que, com o tempo, você tenha um processo repleto de controles paralelos, extremamente burocráticos. Além do mais, essas ações se tornam difíceis de aprender, aplicar e replicar.
Ao chegar neste ponto, no qual seus processos dependem de diversas integrações com plataformas externas, é preciso avaliar se será necessário trocar o ERP de sua empresa, visando um sistema mais flexível e adaptável aos seus processos.
Você já passou ou passa por algum desses problemas? Comente abaixo o que achou deste conteúdo, quero muito saber sua opinião!
Não esqueça também de assistir ao meu último vídeo, caro seguidor. Prometo que irá gostar: