Depressão e Trabalho

Depressão e Trabalho

1º de Maio - Dia do Trabalhador, e eu não poderia de deixar aqui, algumas reflexões.

A frase " Trabalhe com que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida"

Será que isso é possível?! Bem questionável essa premissa.

Ás vezes ouvimos certos "conceitos" de cunho motivacional e deixamos aquilo tomar conta de nossa vida, idealizamos um trabalho perfeito, com total satisfação e nos frustramos ao longo da vida por nunca alcançarmos o tal trabalho que nos dê 100% de satisfação.

A falta de trabalho gera angústia, desespero....mas o excesso de trabalho, por mais que gostamos do que fazemos também pode ser adoecedor.

De acordo com o dicionário, TRABALHO/ TRABALHAR significa: ocupar-se, empenhar-se para executar algo, conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim.

Desde Gêneses já está escrito "Comerás do fruto do suor do seu trabalho"....

Gente linda, trabalho é trabalho e ponto. E temos que parar de "romantizar' o trabalho, de buscar o trabalho perfeito, temos que escolher algo com o qual nos identificamos e nos empenharmos naquilo....essa é a premissa da vida.

Quero trazer três pontos em que o trabalho pode adoecer, sendo possível desencadear diversos transtornos, inclusive a DEPRESSÃO:

1° Por mais que você ame o que faça, assim como eu amo minha profissão, isso nunca vai deixar de ser trabalho, e por muitas das vezes podemos criar expectativas com nossas escolhas profissionais e nos decepcionarmos, principalmente no início da carreira. Sentimentos de impotência, incapacidade, insegurança e em conjunto com situações adversas e desafiadoras, podem nos levar a um nível de decepção tão grande com a escolha do nosso trabalho, gerando assim adoecimento mental.

2º Mesmo amando seu trabalho, temos que compreender nossos limites, preservar um tempo de lazer, pois existe vida além do trabalho, rs.... atualmente, esta visão capitalista faz com que tenhamos a impressão de que temos que produzir o tempo todo, vemos muitos workaholic, ou seja, aquelas pessoas viciadas em trabalho; trabalhadores compulsivos, que não conseguem parar, até que um dia, a saúde do corpo e da mente grita por socorro, e fazem com que eles parem de alguma forma....todo excesso, até das coisas boas, pode gerar adoecimento mental e emocional.

3º O terceiro ponto, e na minha opinião, é o mais cruel de todos, é o adoecimento, inclusive o desencadeamento da Depressão advinda da cultura "da produtividade" "dos resultados" "dos lucros, a qualquer custo, a custo da saúde mental. Números e números e mais números, o que eles querem é faturar....metas....pressão.....isso é enlouquecedor....E infelizmente a maioria da população vivencia isto, pois precisamos pagar os boletos , colocar o pão na mesa....enfim....às vezes não enxergamos outras alternativas.... de acordo com a OMS a sobrecarga mental tem sido um dos maiores causas de afastamento do trabalho.

Infelizmente, acredito que neste momento, é pouco provável mudarmos os paradigmas dessa produtividade infindável proposta pelo viés capitalista, mas temos a possibilidade de cuidarmos mais da nossa Saúde Mental, ressignificar nossas frustrações e dores laborais, aprender respeitar nossos limites e entender que o quanto produzimos não diz de quem a gente é ......e fortalecer nossa capacidade de enfrentamento diante as situações adversas, porque elas sempre existirão.

Textão, porque gosto muito deste assunto - Saúde do Trabalhador.

Abs da Psi!

Mayra Brito

@mayrabritopsicologa

31 98968-6491


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos