DEPRESSÃO NO TRABALHO

DEPRESSÃO NO TRABALHO

Durante os 16 anos de minha carreira executiva, vi excelentes profissionais e, muitos promissores em suas carreiras perderem seu brilho e sua saúde em doenças emocionais como por exemplo: a depressão. Alguns desligados antes de serem diagnosticados com a doença, nem sabiam que a tinham.

A depressão é uma doença grave caracterizada por um período mínimo de duas semanas em que a pessoa se sente triste, melancólica ou “para baixo”, com sensações de aperto no peito (angústia), inquietação (ansiedade), desânimo e falta de energia. A pessoa sente-se apática, perde a motivação, acha tudo sem prazer ou sem sentido, torna-se pessimista e preocupada. O sono, o apetite e a disposição física são comprometidos.

O trabalho é bom para a saúde mental, mas um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas de saúde física e mental. A depressão é a maior causa de queda de produtividade no trabalho.

O deprimido, devido aos sintomas de sua doença, como desânimo, falta de concentração e insegurança, passa a ter um rendimento menor em seu trabalho, o que causa uma frustração que agrava seu quadro depressivo. A queda na produtividade gerada pela depressão tem um impacto de 1 trilhão na economia global, no Brasil são cerca de 11,5 milhões de pessoas com depressão.

Os profissionais com depressão costumam desenvolver algumas características como:

- atrasos e faltas frequentes,

dificuldade em reter e compreender informações

- memória falha

- perda da capacidade de tomadas de decisões e posicionamento

O colaborador deprimido que tenha, por exemplo, um diabetes ou uma doença cardiovascular, tem dificuldades para seguir corretamente as prescrições, tem tendência aumentada para o sobrepeso, não consegue fazer programas de atividade física ou seguir dietas recomendadas, tudo isso agrava ainda mais seu estado e o custo do tratamento.

A qualidade de vida piora com o aumento da gravidade dos sintomas.

Como ex Executiva no Corporativo de 3 grandes multinacionais, hoje como Hipnoterapeuta fico muito feliz por poder ajudar esses profissionais. Na hipnose, conseguimos com a ajuda do cliente, buscar a origem que desencadeou tudo isso, com a razão causadora descoberta, entendida e neutralizada, não há mais motivos para a mente e/ou o corpo funcionar de forma desequilibrada, então não só é possível a pessoa se recuperar como também ficar melhor que antes da doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, globalmente a depressão é, de todas, a doença mais sub-diagnosticada, sendo que 45% de pessoas com depressão não tem um diagnóstico, e portanto não recebem um tratamento adequado. Isto ocorre também dentro das empresas, causando o sofrimento de seus funcionários e as perdas econômicas.

É fundamental que as empresas invistam na saúde mental de seus funcionários e na qualidade de vida, isso também contribui para o lucro e crescimento dessas empresas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Raquel Pedrosa Marques de Araujo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos