Desafio global da fome é levado a sério no Estado
Vivemos em um país repleto de riquezas e oportunidades, mas, infelizmente, ainda fortemente marcado pela desigualdade social. Atualmente, mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, de acordo com dados da Rede Penssan, entre os quais também apontam que o país tem um dos maiores índices de desperdício de alimentos: cerca de 30% de toda a produção é perdida. Uma equação difícil de fechar.
Um projeto que vem contribuindo para mudar essa realidade é o Mesa Brasil Sesc, que desde 1994 faz a sua parte, recebendo doações dos parceiros e atendendo, diariamente, milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio das instituições socioassistenciais cadastradas.
No Espírito Santo, tenho muito orgulho de compartilhar que, em 2022, foram arrecadados mais de 1,3 milhão de quilos de alimentos, proporcionando a complementação da alimentação para 27.567 pessoas assistidas em 178 entidades sociais. Nacionalmente, o Mesa Brasil Sesc arrecadou 44,05 milhões de quilos de alimentos, beneficiando 2,4 milhões de pessoas em 6.800 instituições.
Maior rede de bancos de alimentos da América Latina, o Mesa Brasil Sesc hoje é referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Para isso, as parcerias são fundamentais. Centrais de distribuição e abastecimento de alimentos, produtores rurais, feiras livres, comércio atacadista de hortifrutis, redes atacadistas e varejistas e indústria alimentícia contribuem doando os excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições perfeitamente seguras para o consumo.
A iniciativa conta ainda com ações de solidariedade. No Natal de 2022, por exemplo, no Espírito Santo, foram doadas 8 mil aves, totalizando mais de 26 mil quilos. No Brasil, o total de doações ficou em torno de 150 mil aves. O Mesa Brasil atende também, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos.
A fome é um desafio global. Iniciativas como o Mesa Brasil devem ser valorizadas e ampliadas assim como a busca constante por soluções amplas e definitivas para a melhoria da qualidade de vida, do acesso ao alimento e da promoção da saúde para todos os brasileiros.
Recomendados pelo LinkedIn
- Idalberto Moro
Presidente do Sistema Fecomércio Espírito Santo – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo