Descobre+ Empregabilidade Jovem
A empregabilidade jovem é uma questão que continua a merecer as respostas mais atentas. Ao procurar iniciar a sua carreira profissional muitos jovens acabam por se ver confrontados com as mais diversas dificuldades.
Desde logo, e uma das mais flagrantes dificuldades, prende-se com a “falta de experiência” e de maturidade profissional quando comparados com candidatos mais velhos e com um percurso profissional mais longo. A “falta de experiência”, que é parte intrínseca de se ser jovem e de começar o primeiro emprego, é um fator determinante para que muitas empresas, na “hora de contratar” optem por recrutar pessoas com um maior histórico no mercado de trabalho. Ou ainda que se contrate, as condições oferecidas são muitas vezes instáveis, inseguras e incertas. É frequente os jovens ambicionarem melhorias na sua qualidade de vida ou a obtenção de independência em relação aos seus pais. No entanto, nem sempre essas expetativas são realizáveis a curto prazo, pois nem sempre o primeiro emprego consegue contribuir para um determinado grau de estabilidade. Os contratos são irregulares, os salários dificultam a emancipação dos jovens, e a valorização destes recursos humanos é, por vezes, pouco relevante.
A escolha do caminho a seguir, da área profissional, é também uma decisão que pesa e que se traduz em alguma insegurança e ansiedade para a maioria dos jovens. Por vezes, estes não têm um conhecimento pleno do mercado de trabalho e uma confiança sólida para que esta seja uma decisão imediata e segura.
Muitas vezes, o horizonte das escolhas fica reduzido àquilo que é a formação escolar ou a área académica de estudos, deixando-se de parte o talento, o conhecimento, os valores, os “gostos e vontades” e as competências de cada um. O que implica limitar, em certa medida, as possíveis competências e habilidades dos jovens.
Para uma carreira de sucesso, com condições gratificantes de empregabilidade é necessário o uso otimizado das competências individuais de cada indivíduo. Para tal é necessário que os jovens possuam um melhor autoconhecimento das suas competências, quer pessoais, sociais, ou profissionais, de modo a possibilitar o ingresso num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. É igualmente necessário que se estabeleçam estratégias de melhoria das qualificações e competências, tanto ao nível individual como organizacional.
Estas lacunas na empregabilidade jovem refletem-se em todas as vertentes da vida. Atrasam-se as várias fases e os jovens iniciam a “vida adulta” mais tardiamente, como a saída de casa dos pais, a constituição de família, porque não têm condições para começarem mais cedo.
Recomendados pelo LinkedIn
Desta forma, e para dar resposta a esta problemática, estamos a lançar o programa Descobre+ que pretende ajudar os jovens a encontrar a sua vocação e um caminho profissional. Dá a conhecer as áreas de trabalho com forte oportunidade para ser o futuro emprego, proporciona experiências que permitam uma noção mais realista de profissões e aumenta as competências pessoais e sociais, essenciais para a escolha dos percursos.
Em Cascais, pretendemos que os jovens tenham um futuro que corresponda às suas expectativas e que consigam realizar os seus sonhos, que superem os seus medos e ganhem confiança.
Queremos que todos façam parte e que todos alcancem as suas metas.
Porque o futuro começa aqui - nos jovens!