Descomplica #5: Construindo a experiência do cliente através dos dados

Descomplica #5: Construindo a experiência do cliente através dos dados

Amazon, Netflix, Coca-Cola e Microsoft. Você sabe o que essas grandes empresas têm em comum? Todas elas são norteadas por uma cultura data driven.

Com a evolução da economia e da tecnologia, não cabe mais espaço para decisões baseadas em “achismos” ou instintos. As tomadas de decisões em todos os níveis organizacionais, necessitam de velocidade, assertividade e precisão com o grande volume de dados.

Não digo que a experiência e o feeling não tenham mais valor, mas precisam estar apoiadas em algo mais concreto, que potencialize as competências dos gestores.

Trabalhar com dados deixou de ser algo do futuro e se tornou parte importante dentro da estratégia dos negócios. Com o data driven, as organizações passam a ter uma cultura orientada a dados, ou seja, utilizam dos números e fatos para uma tomada de decisão eficiente.

Assim como falado acima, trata-se de algo organizacional com o objetivo de:

·       Tratar essa infinidade de dados;

·       Filtrar elementos úteis para a operação;

·       Transformar os dados em informações relevantes para os propósitos da empresa.

O que por exemplo pode contribuir para esse propósito? Se por um lado, a cultura data driven nos viabiliza atuar com a coleta de grande volume de dados, ao serem analisados, viram poderosas informações assertivas para melhorias como: atendimento e experiência do cliente.

Se compreendemos melhor o cliente é mais fácil ser assertivo. Se somos mais assertivos vendemos mais, não é mesmo?

No final das contas, a tecnologia é um excelente recurso para ter clientes mais felizes, gerar relacionamento, confiança e mais chances de fazer negócios com a sua empresa.

Lembra quando falei sobre ferramentas low-code, pois temos isso também em BI. Antigamente para termos relatórios precisavamos fazer um projeto de BI e precisavamos de um Analista BI para poder gerar o ambiente e os relatórios. Hoje não mais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como o Power BI pode ajudar nisso?

Um dos recursos que auxiliam amplamente as empresas na implementação do data driven é o Power BI, software de Business Intelligence da Microsoft.

O Power BI é um serviço de inteligência de negócios que faz parte da Power Platform, que permite que as organizações tomem decisões com base em dados.

Utilizando os dados armazenados em bancos de dados ou serviços em nuvem, os usuários podem criar relatórios e painéis informativos em questão de minutos. O objetivo é exibir dados importantes sobre vendas, atendimento ao cliente e outras funções comerciais. 

A ferramenta pode ser facilmente utilizada até mesmo por usuários que não possuem amplo conhecimento técnico, facilitando os processos de coleta, análise, visualização e compartilhamento de informações.

Entre seus recursos estão:

·       Acesso rápido e fácil;

·       Exploração e descoberta de dados;

·       Armazenamento na nuvem;

·       Colaboração entre equipes;

·       Insights de qualquer dispositivo;

·       Criação de relatórios interativos;

·       Experiência personalizada;

·       Informações acessíveis.

A Power Platform já nos provou ser uma excelente plataforma de co-criação. E você, gostou de conhecer mais um de seus recursos?

Aproveite para conferir meus artigos anteriores:

O caminho para a Hiperautomação

A criação de apps na empresa do futuro

Marcius Souza

Engenheiro Civil | Produtividade com Microsoft 365 | Modern Workplace | Mapeamento de Processo | Project | Power BI | Gerente de Projetos Level-D (IPMA Brasil)

2 a

Abordagem super clara e excelente esclarecimento.

Marcius Souza

Engenheiro Civil | Produtividade com Microsoft 365 | Modern Workplace | Mapeamento de Processo | Project | Power BI | Gerente de Projetos Level-D (IPMA Brasil)

2 a
Eduardo Yto

Coordenador de Cursos das Formações em Data Analytics na Yto Nihon Treinamentos | Fundador

2 a

Excelente Andre Xavier

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos