Desenhar a sua própria carreira
Desenhar a sua carreira é ter autonomia para escolher os caminhos que quer percorrer!
Desenhar a sua carreira é sobre criar um plano em que conscientemente sabe que vai testar coisas, tarefas e mudar de direcções.
É algo como planear o caos!
A ideia do conceito é poder criar planos de carreira para cenários completamente diferentes - que podem ser criados a partir dos seus conhecimentos, da sua área de estudo ou mesmo de seus interesses - nos quais possa realizar uma série de testes e, a partir disso, encontrar um caminho claro para identificar e desenvolver a sua actuação profissional.
Não há muito tempo que o profissional que começava sua carreira sabia exactamente os passos que deveria dar. A universidade, o estágio, o programa de trainee, ser um analista, um gerente, um director, um sócio ou um investidor.
Hoje os caminhos são múltiplos. Nunca houve tanta possibilidade de carreira - seja por tecnologias, por mercados diferentes ou mesmo por oportunidades diversas - ao mesmo tempo que há tanta incerteza sobre o que fazer da vida.
É precisamente nesse cenário que nascem as novas formas de testar e gerir a nossa carreira.
Já estamos na presença de organizações que não exigem habilitações superiores para contratar, como Google ou Facebook. As novas carreiras independentes surgem aos montes, como os youtubers ou instagramers.
Existem cada vez mais profissionais independentes em todas as áreas de actuação e qualquer iniciativa pode facilmente ser colocada no ar e divulgada pelo seu criador.
Essa é uma prática bastante natural para a geração Z, aqueles jovens nascidos após os anos 2000. A geração que entrou no mercado de trabalho com um mindset diferente, com praticamente nenhum interesse em fazer a carreira no mesmo local, mas sim estar aberto ao maior número de novas experiências que a vida profissional pode oferecer.
Embora mais comum, esse comportamento não se restringe somente a esse perfil. É possível notar, que cada vez em maior quantidade e diversidade de áreas, esse comportamento existe em diversas pessoas de gerações mais antigas.
Está no momento de pensar na sua carreira?