Design thinking remoto?
Como a maioria das organizações, aqui na Design para Estratégia também estamos nos adaptando e revendo nossas estratégias. O contexto atual tem exigido mudanças na maneira como fazemos negócios. Nossa equipe está trabalhando remotamente dede o dia 17 de março e em nossa agenda estavam programadas entrevistas em profundidade, observação em campo e workshops de cocriação. Então veio a pergunta: como podemos continuar com os trabalhos?
Realizar reuniões online com clientes e entrevistas em profundidade com diversos stakeholders era algo que já estava em nosso dia a dia. Ano passado, no projeto realizado com o SESI/SC, também contamos com a participação remota de algumas pessoas em workshops colaborativos. Mas até então nunca havíamos experimentado realizar uma sessão 100% remota, com todos os participantes em um local geográfico diferente, conectados virtualmente.
Em conjunto com o cliente, analisamos a situação e a escolha foi seguir com o trabalho à distância. Colocando as pessoas no centro do processo e reunindo as melhores práticas, nos últimos dias realizamos nossas primeiras sessões de colaboração, também conhecidas como workshops, totalmente remotas. Nós, em Florianópolis/SC. Eles, em Itatibaia/SP. Os resultados foram muito bons! Claro, tivemos acertos, mas também alguns erros. É preciso aprender rápido e corrigir, e é isso que estamos fazendo.
Sabemos que design thinking não é só post-it e workshop, mas valorizamos sempre esses momentos onde todos podem expor suas ideias para construirmos juntos. Cada workshop que programamos procuramos estar atentos aos objetivos dessa sessão colaborativa, pensando como podemos proporcionar uma experiência agradável e produtiva. Pensar nessa experiência 100% online foi algo desafiador. Desafiador, mas possível e atingindo ótimos resultados!
Colaboração criativa é explorar direções desconhecidas e desenvolver novas possibilidades. Por isso, com base em nossos aprendizados com os workshops remotos, aqui vão as 3 principais dicas:
- Manter os rituais e adaptar o que for necessário
- Escolher ferramentas para colaboração e desenhar a experiência de utilização dessas novas ferramentas
- Entender o contexto de cada pessoa e definir em conjunto as boas práticas da sessão
Se você está em dúvida se deve continuar com os projetos de modo remoto, sugiro conferir esse post da Design para Estratégia, que vai abordar esses três tópicos mais profundamente. Depois me conta o que achou?