Desvantagens em possuir muita experiência profissional
Sei que muitos colegas devem estar pensando como seria possível qualquer profissional obter desvantagens por haver adquirido uma brilhante experiência recheada de cases de sucesso em sua trajetória profissional.
Por mais estranho que pareça não é algo raro no ambiente corporativo este tipo de situação, vou detalhar alguns breves casos para que possam compreender e refletir.
Fato número 1: É caro obter experiência e a grande maioria dos empregadores não estão dispostos a remunerar qualquer profissional em razão de sua experiência, independentemente dos resultados que tenham agregado ao negócio. Acreditam que podem prover a experiência em até 01 ano através de reuniões, cursos e palestras. Resultado, nova contratação anunciada em razão de sucessivos fracassos.
Fato número 2: Aqueles que possuem maior experiência, produzem melhores resultados no menor espaço de tempo e por isto tem o melhor cargo e salário de suas equipes. Por isto mesmo são alvos frequente de perseguição dos incompetentes (tal qual Einsten), que ocupam grande parte do seu dia em minar os melhores sem oferecer nenhuma contribuição efetiva de melhora. Resultado, a Empresa opta por cortar os maiores salários e manter os incompetentes profissionais. Se sua Empresa achou caro a contratação de um funcionário experiente é porque desconhece os custos de manter uma equipe incompetente.
Fato número 3: Quem busca uma oportunidade de trabalho e tem menos experiência aceita um menor cargo e salário. Nada absurdo. E adivinhem por qual candidato a empresa irá optar no momento de uma nova contratação? Bom, o mais experiente se deu mal....
Fato número 4: Não existe no universo nenhum curso que ofereça experiência profissional. Por isto nada adianta uma exemplar formação acadêmica sem que tenha havido vivência no aprendizado. Pesquisem sobre Beethoven. Porém quando se reúnem formação e experiência de fato, a grande maioria das empresas irão optar por alguém com apenas formação. Gente.... é mais barato!!!! Vocês têm dúvidas? Bom e barato não existe.
Fato número 5: Existem poucas oportunidades para quem tem muita experiência. Cito algumas. Médicos, presidentes e parlamentares.
Você prefere passar por uma intervenção cirúrgica com um recém formado com formação acadêmica exemplar ou um renomado cirurgião experiente com vários casos de sucesso?
Existem Presidentes de grandes Empresas com pouca experiência? Algum presidente de qualquer País do planeta foi eleito apenas por sua fantástica formação?
Você já votou em qualquer parlamentar inexperiente, apenas com base em sua graduação? Algum político estaria a mais de 15 anos na ativa se não fosse por seu voto?
Cinco motivos são suficientes. Creio haver deixado claro o assunto e pense sempre nisto quando for requerer uma vaga com base em sua experiência profissional.
Grande abraço aos colegas.