"Deus, Pátria, Família"
A Era Bolsonaro acabou. Para alguns um governo de sanitização, para outros um desgoverno. Neste extremo político, qual será o legado deixado por Bolsonaro?
Em tese, o Governo Bolsonaro nasceu pensando em recuperar os pilares éticos de nossa sociedade. Com o lema "Deus, pátria, família", a ideia era resgatar os valores morais, éticos e sociais e colocar no eixo um país desmoralizado pela corrupção crônica e economicamente instável.
O governo entrega o país com o PIB recuperado, segundo relatório do Centro de Pesquisa para Economia e Negócios (CEBR), sendo a 11º maior economia do mundo, com uma previsão de crescimento econômico maior que a esperada pelo mercado financeiro. De acordo com o Ministério da Economia, estes resultados são consequência da implantação das " reformas pró-mercado e das medidas de consolidação fiscal como vetores para ganhos de produtividade e consequente aumento da tendência do crescimento para um ritmo superior ao observado nos últimos anos" (BRASIL, 2022, s/p).
No quesito desemprego, o ano fecha com a menor taxa desde 2014. Segundo o portal R7, os índices caíram bastante em relação ao acumulado desde 2017; o que surpreende, se consideramos os anos emergenciais da pandemia e os período de recuperação. O PIX também foi uma conquista positiva.
No entanto, em outros cenários, o governo não foi feliz. Na via social, a perda dos direitos trabalhistas, o descaso com a saúde, principalmente durante a pandemia, o desmonte da pesquisa no Ensino Superior e do Ministério da Educação, o corte de verba para as universidades, foram determinantes no desgaste da relação entre o povo e seu governante e contribuíram diretamente para a falência do projeto "Deus, pátria, família".
Recomendados pelo LinkedIn
A pátria tão falada, INVOCADA, por mil vezes foi colocada de lado e prol de um ideal reacionário sustentado por uma visão de mundo que não mais existia. O povo foi esquecido e deixado a margem de uma política claramente destinada a manutenção de uma sociedade onde o mais fraco não tem vez e voz e nem chances de um dia tê-la.
Por estas tantas e outras razões, o projeto bolsonarista faliu. No entanto, sua falência não foi uma tragédia anunciada, de fato muitos esperavam que ele prosperasse e levasse o nosso país a novos futuros. Infelizmente, não foi o que aconteceu; saímos destes quatro anos, desapontados com o tempo perdido, com o dinheiro investido e inconformados com a face que nos foi mostrada de um governo que tinha tudo para ser BOM.
O legado deixado pela Era Bolsonaro, nos ensina que a história se repete quando você não olha para ela, e que o tempo INFELIZMENTE não volta. Zarpamos então em um barco já conhecido, cheio de remendos e por vezes fadado ao naufrágio, porém quer sejamos apoiadores ou opositores do novo governo, nosso dever será cuidar para que ao primeiro sinal de perigo tenhamos a coragem de MUDAR A ROTA E ALCANÇAR TERRA FIRME.
Alea Jacta Est.
Feliz 2023.