Diário de bordo RD Summit: um mix de experiências e insights

Diário de bordo RD Summit: um mix de experiências e insights

Na última semana, estive imersa no maior evento de marketing digital da América Latina, promovido pela Resultados Digitais, em Florianópolis. Além da excelente infraestrutura, as palestras tinham cunhos muito relevantes. Assim, assistir a 8 sessões consecutivas, não foi algo cansativo ao extremo e nem desinteressante.

Eu sou bem focada nessa coisa de trazer a tecnologia como facilitadora do relacionamento interpessoal. E, nos últimos meses, tenho estudado bastante para buscar soluções pragmáticas para o ambiente corporativo.

A imagem que abre este artigo é um resumo das “palavras do dia” que eu fui separando durante todo o evento. Aquelas com maior destaque me tocaram mais e foram ditas com uma frequência maior.

Esta foi a minha primeira experiência no RD Summit e tudo o que vivi durante os três dias de explosão de conteúdo estão borbulhando na minha mente. Por isso, resolvi compartilhar com vocês.

1-     A Inteligência Artificial já é uma realidade faz tempo. Nós precisamos cada vez mais aprender a conviver com as máquinas e nos diferenciarmos no mercado para não sermos substituídos por uma. É sério isso. Não seja um robô.

2-     Você pode ser diferente. Seu comportamento é o grande propulsor das mudanças que o mundo precisa.

3-     OODA LOOP – a estratégia de sucesso, usada pelo Nubank e que pode ajudar qualquer processo estratégico-criativo. É como um ciclo PDCA simplificado: Observe; Oriente; Decida; Aja.

4-     Nós precisamos ter foco, disciplina. Somos bombardeados por um turbilhão diário, mas é preciso se atentar às medidas de direção.

5-     Resiliência é sim a competência do futuro  presente. Praticar a resiliência é questão física e não só psicológica.

6-     Hoje, a nossa maior dificuldade é ter as pessoas certas, desenvolvendo as atividades adequadas. O grande GAP na contratação pode fazer sua empresa crescer exponencialmente ou fracassar. O aculturamento é fator de sucesso e é bom ter um bom propósito por trás de qualquer estratégia.

7-     O marketing digital e o inbound marketing são grandes aliados para criar uma relação com o seu público de interesse. Vale aproveitar os recursos destas ferramentas para criar empatia. Crie o seu próprio ecossistema de valor. Seja gentil, seja prestativo, seja generoso. Crie autoridade e destaque-se em seu nicho. Escute o seu público. Assim, você inspira lealdade e ganha confiança do seu cliente. Isso também serve para as estratégias dentro dos ambientes corporativos.

8-     PESSOAS são a INOVAÇÃO que você tanto busca. Nada vai substituir as pessoas (a menos que você seja um humano-robô, se for, pode ficar preocupado). Por isso, é necessário que você chegue até as pessoas. Uma forma bem assertiva de fazer isso é por meio das narrativas que despertam emoções. Através de uma comunicação inconsciente pela imagem e linguagem, precisamos buscar o grande ponto que gera empatia.

9-     O real time é uma necessidade para a comunicação com as marcas e colaboradores. É preciso otimizar os processos e facilitar o acesso ao conteúdo.

10-  SIM. Use o poder desta pequena palavra ao seu favor. Seja num momento de busca de soluções criativas, seja numa situação de resolução de conflitos, deixe o SIM agir da forma mais leve que ele pode. Evite os bloqueios. Estimule um ambiente de co-criação.

11-  A gente vive na era dos DADOS e FATOS. Não dá mais para ser pautado em intuições. Por isso, mesmo nós humildes pessoas de humanas que nunca pensamos em trabalhar com números, temos que buscar as métricas. Elas geram resultados e garante: assertividade, agilidade e aprimoramento. Lembra daquele pensamento de que os dados são o novo petróleo? Quando falamos de público interno isso também é MUITO relevante.


Todo o conteúdo que eu consumi veio para sustentar a premissa de que o digital é uma oportunidade para despertar a humanização. São novas ferramentas para encontrar o verdadeiro propósito e chegar mais perto das pessoas com quem você se relaciona ou tem vontade de se relacionar.

Com certeza essa bagagem vai proporcionar grandes mudanças na minha vida e na forma como eu estou nadando nesta corrente.

Ah, e só pra finalizar: a gente está em um período histórico muito importante. É um ponto de virada e a tendência é que a economia, a cultura e a estética aumentem o patamar. Vamos escalar essa nova curva e aproveitar essa oportunidade antes que chegue o cume!

Se quiser trocar mais ideias sobre a minha experiência no Summit ou sobre o lado humano da transformação digital, me chama! Vai ser ótimo bater um papo com você!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos