Dia do Empreendedorismo Feminino
Juntas somos mais fortes e se tivermos competências podemos tudo!
O dia é celebrado em 19 de novembro, tendo sido criado em 2014 e no mesmo ano reconhecido pela ONU.
Tem como intuito aumentar a visibilidade das empreendedoras, incentivar o apoio às mulheres no mundo dos negócios e destacar a importância do movimento para a economia global.
O empreendedorismo feminino pode ser definido como a atuação de mulheres que lideram negócios e empreendimentos, assumindo papéis de gestão e inovação.
Esse conceito vai além de simplesmente abrir uma empresa, mas de enfrentar e superar barreiras que limitam o espaço da mulher no mundo dos negócios.
O movimento deve ser visto como valorizar o crescimento econômico, do impacto social, além da busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Apesar do protagonismo das mulheres no mundo dos negócios estar crescendo, há ainda desigualdades e desafios que dificultam suas jornadas; como:
Preconceito no ambiente empresarial:
estereótipos de gênero geram desafios para mulheres em cargos de liderança, afetando a percepção de competência e respeito;
Desigualdade salarial:
mulheres recebem, em média, 30% a menos que homens, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego;
Falta de capacitação e treinamento:
embora existam programas e plataformas com foco nisso, o acesso a programas de capacitação específicos para mulheres ainda é limitado;
Recomendados pelo LinkedIn
Impacto negativo da maternidade no emprego:
mães têm 20% menos chance de estarem empregadas em comparação aos pais após o nascimento de um filho, segundo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;
Desigualdade de condições:
mulheres ainda enfrentam expectativas sociais de conciliar todas as demandas familiares e profissionais, o que limita seu desempenho e crescimento empresarial.
Diante dos desafios e desigualdades enfrentados pelas mulheres é essencial adotar estratégias eficazes para garantir uma jornada de sucesso.
Há muitas iniciativas que estão transformando a jornada de mulheres empreendedoras no Brasil, e que podem servir de inspiração para que se tire um projeto do papel e alcance o sucesso com confiança e apoio especializado, como:
Sebrae Delas: programa do Sebrae que tem como foco fortalecer o empreendedorismo feminino, ajudando a criar e desenvolver negócios.
B2Mamy: plataforma aceleradora que prepara e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia.
Rede Mulher Empreendedora (RME): plataforma para mulheres que oferece conteúdos, eventos, mentorias e uma ampla rede de networking para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios.
Google para Mulheres que Querem Empreender: é uma iniciativa que oferece treinamentos em marketing digital, habilidades de liderança e desenvolvimento de negócios.
Não esqueçam: Juntas somos mais fortes e se tivermos competências podemos tudo!
Sobre Autora:
Sou Silvia OSSO!
Palestrante, Mentora, Consultora Empresarial, Especialista em Varejo e Desenvolvimento de Pessoas.