DIA DOS PROFESSORES E INCLUSÃO
Apesar de pouco debatido pelos nossos candidatos hoje é o dia dos professores.
Dia dos professores me remete a um momento de muita angústia em nossa família,pois muitas escolas ditas normais negaram o direito do Dudu estudar.Depois de 17 tentativas a escola Criativa idade (foto) abriu as portas para o Dudu.
Inclusão é um dever? Pela Constituição brasileira, sim. Porém,na prática, o despreparo é total. A comunidade precisa ser educada,orientada, organizada e convocada por educadores, que também devem estar comprometidos com a justiça social, devem saber que precisamincluir os pobres, os índios, os adultos analfabetos, os idosos e os deficientes.
As escolas precisam ser planejadas e replanejadas.Penso que a convivência do Dudu, nos primeiros anos, com crianças comuns foi muito estimulante e proveitosa, apesar das dificuldades e do preconceito de algumas mães que iam buscar seus filhos e o olhavam de forma diferente. Mas não podíamos deixá-lo viver dentro de um aquário diante de tantas possibilidades, diante deste verdadeiro oceano de oportunidades que é a vida.
Infelizmente, nem todas as escolas tentam suprir o despreparo e acabam violando, inclusive, um direito constitucional. É necessário ter um olhar positivo para as condições de aprendizagem, o que ajuda a eliminar as barreiras e a compreender os limites em vez de acentuar as diferenças.
A inclusão é um dever. A comunidade precisa ser educada, orientada,organizada e convocada por educadores, que também deverão estar comprometidos com a justiça social, sabendo que deverão incluir os pobres, os índios, os adultos analfabetos, os idosos e os deficientes em uma unidade escolar que vise dar condições, pensar essas condições,planejá-las e replanejá-las.
Portanto, a conclusão a que podemos chegar é que deficiente é o sistema, somos nós, que, frente aos obstáculos, ao desconhecido e aos desafios que fogem ao nosso falso controle, queremos recuar com a desculpa mais esfarrapada e repulsiva de que “é necessário a preparação dos educadores e das escolas”.
Enfim,depois de muitos nãos a escola Criativa Idade abriu as portas para o Eduardo Gontijo.Tenho certeza que todos ganharam.Educação inclusiva é formar pessoas e não apenas tecnicistas e decoradores de fórmulas.
Cada dia me convenço que somente quando convivermos efetivamente com toda a raça o humana implantaremos a tão falada diversidade nas empresas.
Parabéns Professora Debora Seabra.