Dia Internacional da Família
A família é sempre estrutura e base mesmo quando disfuncional.
A família influencia e ensina mesmo quando nada faz com esta intenção. As crianças e famílias à volta estão sempre atentas. Filtrar e não estar permeável a uma “má” influência requer mais esforço e consciência do que o contrário. Mais fácil é ser permeável, é reproduzir, é mimificar. Fácil é não pensar, não colocar em causa, não fazer uso do pensamento crítico.
As crianças quando rebeldes podem não ser compreendidas mas este é um movimento natural. O questionamento, a crítica, a curiosidade devem ser vistas como bem-vindas e o espaço para o diálogo e a conversa devem ser abertos. A família cria assim uma criança que aprende a pensar. Ensina que na expressão de pensamento a criança é aceite e ouvida. Este sentir-se aceite/valorizada irá facilitar a interação e integração na escola e mais tarde no trabalho. Assim, em parte, se explica a manutenção geracional dos estratos sociais.
Se a criança se der conta que quer pertencer a uma outra classe social/tribo com a qual mais se identifica, muitas vezes o sentimento é de que está a renegar a família e no segundo seguinte, renega-se pois para dar este “pulo” teria de ser outra pessoa diferente do que foi construído até ali. Pode após integrar várias influências e perceber que é constituída de todas aquelas diferenças e aspirações e muito mais. Que tudo isso cabe em si. Que ter tantas diferentes estruturas, influências e sonhos dentro de si não tem que significar conflito. Este é um processo longo, de fundo e requer um enorme crescimento.
Se a família souber possibilitar a aceitação de diferentes culturas, a curiosidade pelo/a outro/a diferente será até natural e obvia. Diferentes culturas são estimulantes, potenciadoras do contacto com a inovação, fonte de muitas soluções e engenharias mentais que de outra forma não teríamos acesso.
A diversidade de influências numa família que fomenta a segurança, o afeto, a abertura para falar do sofrimento, que fala da vida como uma aventura, os desaires como uma oportunidade de autoconhecimento e crescimento pessoal são o berço de uma pessoa saudável a vários níveis.
Felizmente, quando assim não é esta convivência, o crescimento e promoção da saúde pode acontecer com profissionais de saúde mental qualificados.
Feliz Dia Internacional da Família
#diainternacionaldafamilia #familia #acolhimento #saude #coaching #mentalcoaching