Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Hoje, dia 03 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu esta data com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência (PCD) e sobre a importância da inclusão social desta população.
As pessoas portadoras de algum tipo de deficiência sempre estiveram presentes na humanidade, entretanto, historicamente, elas só começaram a ser valorizadas na época da Primeira Guerra Mundial. Os soldados feridos ou mutilados precisavam ser reintegrados em algum tipo de função. A partir daí, a reabilitação se desenvolveu e iniciou um processo muito tímido de inclusão, em que estes soldados (com deficiência motora) eram recolocados em novas funções, de acordo com as capacidades que ainda apresentavam.
Após a Segunda Guerra Mundial, além da reabilitação e readaptação dos soldados com deficiência motora, os soldados com lesões neurológicas, e consequentes alterações cognitivas, também foram considerados aptos a manter algum tipo de função. Um personagem principal nesta conquista, foi o famoso psicólogo soviético Alexander Luria, que promoveu a reabilitação neuropsicológica destes soldados, no Hospital Militar.
Nas décadas de 70 e 80, a reabilitação tomou força, evidenciando a pessoa com deficiência e as suas possibilidades. Além disso, a partir dos anos 80, a tecnologia começou a ser utilizada como possibilidades de aplicação dentro da medicina de reabilitação.
Recomendados pelo LinkedIn
Em 1980, a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Limitações (ICIDH), foi publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de ter sido um avanço, esta classificação enfatizava as incapacidades do indivíduo, reforçando as dificuldades da pessoa com deficiência. Sendo assim, em 2001, foi publicada uma nova versão desta classificação, denominada Classificação de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A CIF é uma ferramenta usada para classificação da funcionalidade e da incapacidade humana, em nível individual e populacional. Nesta nova versão, o enfoque negativo é desprezado e a classificação consegue abranger a realidade positiva da pessoa com deficiência, considerando também suas habilidades e capacidades, dentro do seu contexto social e funcional. Neste momento, a CIF revela uma nova perspectiva para esta população.
Dando continuidade às conquistas dentro deste âmbito, em 2015, é instituído, no Brasil, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Este estatuto assegura os direitos desta população, além de promover a inclusão social.
Um caminho cada vez mais vitorioso para os PCDs brasileiros é o esporte. Nossos paratletas têm conquistado diversas medalhas, tanto nas Paralimpíadas como nos Jogos Parapan e em outras competições!
E, falando em Parapan, não podemos deixar de parabenizar nossos atletas por conquistar o Primeiro Lugar no Parapan 2023, com total de 343 medalhas, sendo 156 medalhas de ouro, enquanto o segundo lugar (Estados Unidos) finalizou com um total de 166 medalhas.
Parabéns a todos estes brasileiros que nos orgulham por vencerem tantas batalhas e demonstrarem uma força incrível!!