Dia Nacional da Saúde
A forma como você cuida da sua saúde hoje pode revelar como tem se preparado para o fim. Mórbido? Não, isso é VIVER!
Pois é; estranha afirmação e até parece sem sentido. De fato, nunca saberemos como o nosso último dia de vida será, porém, podemos ajudar nosso corpo e mente a viver os dias que nos restam com melhor qualidade e bem-estar. E é sobre isso que hoje gostaria de refletir com você.
Vivemos para, em última instância, morrer; isso é fato. Nesse caminho, nesse percurso, coisas legais e outras nem tão boas acontecem e isso é no mundo todo, independente de quem se é, status social, cor, idade, país.... todos passaremos pelos mesmíssimos processos. Alguns fatos ficarão marcados para sempre, outros passarão como um relâmpago e a vida nos convidará sempre a seguir, mas tendemos, sempre, a abandonar alguns hábitos saudáveis que poderiam deixar a nossa vida mais leve e mais fácil de viver, até porque, adoecer de problemas que são preveniveis custa, e às vezes, caro.
Parece que somos tomados por um senhor ou uma senhora preguiça ou síndrome de super-homem ou mulher-maravilha; parece também que as complicações mais sérias só vão acontecer com o vizinho – e não estou aqui falando apenas das questões físicas. Quantas vezes as maiores dores parecem ser as da alma? E essas costumam levar anos para serem cicatrizadas (quando nos damos conta! E isso já é tema de outro artigo rs). Quantas vezes ouço: “só em outra vida doutora”, ao responder sobre alguma mudança importante ou enfrentamento de algum conflito que, se fosse resolvido, traria mais paz. Pois é, nem sempre dar saltos que podem nos favorecer é fácil.
Mas, e se subir um degrau da escada em favor de você, do seu bem-estar e da vida for um sonho? Eu respondo: ele é possível e necessário! A sua saúde engloba aspectos físicos, mentais, emocionais, espirituais e decidir ter esses pilares equilibrados a partir de uma auto-avaliação periódica é, talvez, um dos mais importantes presentes que eu e você possamos nos dar, todos os dias, contando com o apoio de pessoas e profissionais que devem ajudar a construir esse caminho de realização.
Busque também amigos verdadeiros que de alguma forma estejam com esse olhar para uma vida mais harmônica consigo e com o mundo. Tenho certeza que isso te influenciará positivamente para as mudanças que você precisa fazer em busca de anos de vida mais seguros, com mais paz e a plena gratidão por estar respirando.