DICAS PARA IDENTIFICAR SE UM(A) PROFISSIONAL DE VENDAS É ALGUÉM REALMENTE ‘FORA DA CURVA’
‘O ótimo é amigo do bom’ porque ‘Oferecer/aceitar o bom é desculpa por não ter o ótimo’
Antes que você julgue que ocorreu um erro na reprodução do famoso ‘O bom é inimigo do bom’ deixe que eu me explique.
Nosso objetivo é contribuir com sugestões práticas para ajudar seu processo de R&S sempre que sua empresa estiver buscando por um (a) profissional de vendas que seja alguém realmente ‘fora da curva”..
Faremos isso através da publicação semanal, aqui no LinkedIn™, de algumas dicas para apoiar a sua complexa e estratégica identificação de talentos comerciais realmente diferenciados.
Antes de compartilhar o uso e os resultados da nossa exclusiva metodologia de trabalho de R&S de profissionais de vendas ‘fora da curva’ permita que eu me (re)apresente.
Sou, desde 1989, um tenaz caçador profissional de talentos comerciais que sejam realmente profissionais de vendas ‘fora da curva’.
Eu e meus clientes não concordamos com a frase “O ótimo é inimigo do bom”. Muito pelo contrário, adotamos “Oferecer/aceitar o bom é desculpa por não ter o ótimo”.
Por isso criamos e adotamos uma metodologia para garantir a alta qualidade das indicações produzidas por nossos serviços.
Essa metodologia nos orienta a complementar o uso de excelentes ferramentas técnicas utilizadas rotineiramente nos melhores trabalhos de R&S com nossa exclusiva etapa de avaliação que chamamos de “Olho no olho”.
Esta etapa, proposital e necessariamente intensa e assertiva, aborda temas que estejam totalmente alinhados com a realidade do dia a dia de cada empresa contratante. Nosso objetivo nesta fase do processo, que a maioria dos profissionais avaliados chama de “hora da verdade”, é conhecer as atitudes e ações dos profissionais e simular seus procedimentos em relação a cada um daqueles temas.
O formato é simples e direto: fazer perguntas objetivas e 100% pragmáticas!
Hoje, como exemplo, quero descrever a abordagem que fazemos do tema “PRODUTIVIDADE” através da formulação da seguinte pergunta:
“Qual é a diferença entre EFICIÊNCIA e EFICÁCIA?”
A resposta que julgamos mais adequada deve ser algo muito próximo de
“Independentemente da nomenclatura, uma é fazer o certo e a outra, a melhor das duas, é fazer o certo com desperdício zero.”
Que tal? Você concorda? Esta é a resposta que se deve esperar de um profissional de vendas realmente ‘fora da curva’?
Para concluir gostaria de acrescentar as 8 características que esperamos identificar para poder qualificar um profissional de vendas como alguém realmente ‘fora da curva’:
- Impecável aparência
- Alta qualidade na desenvoltura verbal e escrita
- Agressividade comercial assertivamente dosada
- Plena capacidade de auto-gestão
- Total comprometimento com resultados crescentes
- Alto nível de automotivação e auto-superação
- Cases comprovados de sucesso comercial
- Irrepreensíveis referências pessoais e profissionais
Espero ter contribuído para o incremento de sua próxima busca por um profissional de vendas realmente ‘fora da curva’.
Seus comentários serão, como sempre, muito bem vindos!
Um abraço e até a próxima dica.
Carlos Alberto Borgneth
Se gostou, compartilhe!