A DIFERENÇA ENTRE DEPARTAMENTO PESSOAL E RECURSOS HUMANOS: Por que as pessoas confundem tanto?

A DIFERENÇA ENTRE DEPARTAMENTO PESSOAL E RECURSOS HUMANOS: Por que as pessoas confundem tanto?

Pode-se dizer que uma diferença básica entre esses dois setores é que, um é a “razão” e o outro o “coração” de uma empresa.

Mas para explicar melhor essa diferença, antes precisamos entender brevemente quando e como ambos surgiram.


ORIGEM

Há uma certa dificuldade de encontrar material que explique de fato o período em que esses dois setores surgiram, mas alguns estudos apontam que foi entre o período da escravidão e o início do século XX. No período da escravidão, o Departamento Pessoal surgiu na forma de responsabilidades que eram designadas a uma pessoa de confiança, que recebia o nome de feitor e tinha como tarefa contabilizar a quantidade de escravos e cuidar de todas as questões relacionadas a eles.

No Brasil, o Departamento Pessoal começou a se desenvolver de fato a partir dos anos 1930, com a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A CLT regulamentou a relação entre empregadores e empregados, e estabeleceu normas para a formação, remuneração, jornada de trabalho, férias, entre outros aspectos trabalhistas.

Já com relação ao setor de Recursos Humanos, surgiu no início do século XX. Conhecido na época por Relações Industriais devido à força do impacto da Revolução Industrial sobre as relações que envolviam empregador e empregado.

Assim como na Primeira, a Segunda Guerra Mundial acelerou consideravelmente o processo de desenvolvimento em diversos segmentos. Nesta fase, que vai da metade da década de 1940 até 1980, a história do RH começa a se alinhar com o que conhecemos hoje.

Também começam a surgir, por volta de 1960, novas teorias organizacionais para instrumentalizar as novas dinâmicas vivenciadas nas empresas. Com a ampliação da área de Recursos Humanos, os gestores passaram a procurar profissionais capazes de encorajar a proatividade, a atenção à qualidade, a comunicação e a cooperação entre funcionários.


DIFERENÇAS E ATRIBUIÇÕES

Atualmente, ainda há muitas dúvidas por parte das pessoas sobre esses dois setores, principalmente aquele colaborador que precisa de alguma informação, mas não sabe a qual recorrer.

São setores diferentes, mas um complementa o outro. Enquanto um cuida da parte burocrática (DP), o outro tem o desenvolvimento de pessoas como foco principal (RH).

O Departamento Pessoal é o setor da empresa que fica responsável pelas tarefas e atividades específicas. Contratação de novos colaboradores, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica ou maternidade, 13º salário, organizar horários e rescisão contratual dos profissionais são algumas das principais funções dessa área.

Já o Recursos Humanos, é um setor que reúne habilidades, metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas com o intuito de administrar o comportamento dos colaboradores e sentir o clima corporativo como um todo.


A IMPORTÂNCIA DE SEPARAR ESSES DOIS SETORES

Conforme conseguimos analisar, o DP e o RH se completam, mas não são a mesma coisa. Ou seja, têm funções e objetivos diferentes, mas com o propósito de melhorar a vida corporativa de cada talento da empresa.

Assim, o ideal é que os setores sejam separados dentro da organização. Cada área deve ter a sua sala e profissionais capacitados para exercer essas funções.

Afinal, as pessoas que trabalham no RH não tem a missão de cuidar dos benefícios financeiros oferecidos aos colaboradores. Além disso, o DP não tem o feeling de cuidar de pessoas como o RH tem. Portanto, ter um setor de Departamento Pessoal fará com que os processos administrativos que envolvem a gestão do colaborador sejam executados com excelência. Além disso, terá profissionais com a responsabilidade de fazer com que a empresa cumpra com as leis e normas trabalhistas, evitando assim as multas e processos.

Já o RH será capaz de cuidar com eficiência da gestão do clima organizacional da instituição com planejamento estratégico. Portanto, cuidará da capacitação de cada talento, mas também se certificará que todos os direitos deles estejam sendo respeitados para que o ambiente corporativo se torne mais saudável.

É essencial que os dois setores façam a sua função com excelência para que tudo funcione de forma correta.

Além disso, é necessário deixar claro para o colaborador que, por exemplo, questões de erro salarial é com o DP, mas se o que ele precisa é de um treinamento em especial, poderá verificar essa possibilidade com o RH.

Excelente meu amigo! Muitas pessoas realmente ainda tem estas dúvidas.

Luíza Britzke

Head of Marketing at GX2 🚀

1 a

Muito bom Jonatas! Super bacana 👏 👏

Sinara Camargo

Financeiro | GX2 Tecnologia

1 a

Bem explicado, gostei bastante do artigo! 👏🏻 👏🏻 👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos