“Diga-me com quem andas que te direi quem és”

“Diga-me com quem andas que te direi quem és”

Já dizia minha vó...

Quantas vezes não chegamos com aquela ideia totalmente revolucionária, que tínhamos certeza que seria a coisa mais legal da vida, e um amigo nos joga pra baixo?

Fazem você ficar com medo de tomar determinada decisão?

Riem de você quando conta que vai começar uma dieta na segunda feira, e você até desiste de vergonha.

Ou o contrário, conta para aquele seu amigo que precisava perder uns quilinhos e recebe uma bela ajuda para mudar sua rotina? Somos diretamente influenciados pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes de nossos amigos.


Obviamente, quanto mais próximos, maior a influência.

Li recentemente uma história sobre uma mulher formada em administração cujos cinco amigos mais próximos eram dois engenheiros do Google, um engenheiro da Eventbrite, um arquiteto, e seu pai, que era presidente de um clube de futebol.

O texto conta que Jane, inspirada por como os amigos amavam seus empregos e como se sentiam realizados, resolveu começar a programar.

Em nove meses, saiu do seu emprego provisório, fora da sua área de formação, e se tornou uma engenheira de software. Foi de nunca ter escrito um único código para programar todos os dias. E ainda aprendeu a falar chinês.

Bem, na minha vida, tive sorte de ter encontrado parceiros que me incentivaram a me tornar uma pessoa melhor e que tentaram melhorar as vidas dos outros.

Há alguns anos, trabalhando em uma empresa quase falida recém-absorvida por uma forte companhia emergente, tive a sorte de não ser demitida, uma vez que os objetivos da compradora não incluíam a minha área de especialização.

Fui encaminhada a acompanhar um projeto de algo que nunca tinha visto na vida. Eu tatuada e não estava nem um pouco me importando com o que pensavam. O cara que eu acompanharia era a pessoa mais simpática que já conheci, o tipo que em alguns minutos tem a atenção de qualquer garota, cliente ou provável futuro amigo. Ele era bem "feio"(até as garotas falavam isso), mas nenhuma delas conseguia ficar longe do rapaz.

Nessa época, eu só andava com ele, pra cima e para baixo. Era tão impressionante a capacidade e o carisma que ele havia desenvolvido que comecei a observar os detalhes. A forma com que cumprimentava todo mundo, a voz enérgica, a postura sempre positiva, a prontidão e disposição para tudo.

Felizmente, hoje em dia, elogiam em mim essas mesmas características. Ainda estou longe de alcançar aquele grau de carisma e confiança, mas meu sucesso foi totalmente definido pela minha amizade com ele.


Entretanto, já vi o oposto acontecer: Pessoas se darem muito mal por causa de amizades e companhias erradas. Algumas pessoas são capazes que nos levar a destinos totalmente diferentes do que prevemos.

As vezes para nos igualarmos absorvemos defeitos e abdicamos de nossas próprias qualidades.


Você deve estar se perguntando: Qual influência as pessoas têm sobre mim?


Mas por que você não se pergunta o seguinte:

  • Qual é a influência que tenho sobre as pessoas?
  • Estou incentivando as atitudes certas?


Somos peças importantes na vida das pessoas.


 Observe as pessoas de maior sucesso que você conhece e perceba quem as cerca. Quase certo que serão as pessoas que possuem a mesma mentalidade de sucesso.

Selecionar com cuidado quem fica ao nosso redor é bem importante.

Lógico que tem coisas na vida que a gente não escolhe.

Nesses casos, nós é que temos a responsabilidade de ser a força que eleva o grupo, colocando quem a gente ama em um nível melhor sempre que possível.

Escolha quem você quer ser e procure andar com as pessoas que possuem conteúdo para que seja possível absorver conhecimentos e traçar caminhos em comum.


Já ouvi de um amigo empreendedor a seguinte frase: Se você for a pessoa mais inteligente da mesa, você está no lugar errado. Porque ali você não vai aprender nada.



E VOCÊ com quem tem andado?

Luiz Otavio Campos

CEO & Founder na LF Soluções | Arquiteto de Soluções | Especialista ERP TOTVS e Transformação Digital

2 a

Ótima reflexão! Eu acredito muito nisso e valorizo demais o ambiente em que estou inserido.

Felipe Salvador

Product Manager | Product Owner | Product Finance Specialist | Project Manager | Business Analyst | CSPO Criando pontes entre Negócios e Tecnologia, impulsionando resultados e construindo times de alta performance.

2 a

Excelente reflexão. "Se você for a pessoa mais inteligente da mesa, você está no lugar errado."

Fernanda Carvalho

Entusiasta de Tecnologia | CSPO® | Product Owner | Product Manager e Gente Boa 💙

2 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos