Diga sim!
Escrito por Josiane Sampaio e Juliana Andrade
Relembrando nosso encontro passado do Lab Criativo Emibra, dentre diversos aprendizados, entendemos que a criatividade é inata ao ser humano, nascemos criativos, precisamos apenas esquecer alguns mitos e desaprender alguns bloqueios adquiridos ao longo da vida. E para que a criatividade seja aplicada no dia a dia, devemos cultivar um Mindset de Crescimento, direcionando nossa energia para superar limitações e desenvolver novas habilidades
O termo Lookset - similar ao que vimos a respeito de mindset - foi o foco do 5° encontro. Segundo Murilo Gun, em seu curso Reaprendizagem Criativa, Lookset pode ser entendido como a configuração do olhar, sendo tal configuração o ponto de partida para novas atitudes. A questão é que geralmente estamos no piloto automático e deixamos as oportunidades passarem por nós de forma passiva. Se o que buscamos é ter uma vida mais criativa, precisamos ajustar nosso lookset para abandonar essa forma estática de olhar as coisas, como diz Murilo Gun:
“O desafio não é olhar para aquilo que ninguém vê. (O desafio) É olhar para o que todo mundo vê e enxergar algo diferente”
De forma simples, podemos definir o Lookset Criativo como "o olhar do sim". Para Márcio Ballas, em seu Poscast BallasCast, este olhar passa, basicamente, por três pilares: o sim para mim, o sim para o momento e o sim para o jogo (projeto, objetivo ou sonho). É o olhar curioso e aberto, buscando conhecer e entender a realidade como ela é e funciona, que nos leva a criar novas soluções. Nesta perspectiva, dizer sim nos torna protagonistas de nossa vida profissional e pessoal, pois, ao aceitarmos o que se apresenta, assumimos a responsabilidade e adquirimos poder para realizar as mudanças necessárias. O olhar do Sim, é então fundamental para aqueles que buscam desenvolver sua criatividade e inovar.
No meio corporativo, estes com Lookset Criativo, são chamados de intraempreendedores, definidos de forma simples e bela por Gifford Pinchot III como “sonhadores que fazem". Intraempreendedores são aqueles que, dentro de suas organizações, estão sempre dispostos a realizar mudanças positivas e possuem atitude proativa na busca de oportunidades, sendo capazes de gerar impactos nunca imaginados. Lembrando que, na dinâmica de intraempreendedorismo, a empresa tem o papel fundamental de encontrar intraempreendedores, reconhecê-los e incentivá-los. Desta forma a organização se torna uma incubadora de novos talentos. O investimento em pessoas como capital ativo gera uma relação de confiança e os resultados vêm através de soluções inovadoras e uma equipe motivada.
Essa dinâmica é amplamente encontrada e consolidada em Startups, conhecidas por sua inovação e criatividade, são locais onde o ambiente é incerto e as mudanças são constantes, demandando diversidade de pessoas na criação de novas soluções, que validadas, se tornam reproduzíveis e escaláveis. Atualmente já é possível identificar organizações que buscam esse caminho como, por exemplo, o programa Natura Startups.
Recomendados pelo LinkedIn
A Natura, por meio deste programa, busca "potencializar o impacto positivo no mundo por meio da conexão com startups. Para acelerar a inovação e impulsionar nossa cultura, com papel ativo no desenvolvimento do ecossistema." Através dessa iniciativa a Natura busca fomentar a inovação interna através de programas internos e paralelamente se conectar com Startups que possam trazer soluções inovadoras que atendam as necessidades e estratégias da empresa.
Após compartilhar esses conceitos e cases, finalizamos nosso encontro com um convite à imaginação: se fôssemos uma Startup buscando ser sustentável, causar impacto positivo e abraçar uma causa social, que tipo de embalagens precisaríamos? Esse foi o desafio proposto aos participantes do Lab Criativo que, em equipe, desenvolveram soluções para atender a essas necessidades. A única regra foi a de que não poderiam dizer não às ideias de seus colegas, procurando encontrar o melhor de cada sugestão na construção de seus projetos. As ideias desenvolvidas foram apresentadas aos demais participantes para serem discutidas e entendidas.
Comprovamos na prática o quanto o olhar do sim é essencial para a criatividade, despertando ideias que a primeiro momento poderiam ser descartadas e só puderam ser acessadas e desenvolvidas através da abertura ao novo e ao outro. Afinal, as soluções criativas só surgem após abandonarmos as óbvias.
#emibra #embalagens #suzano #cartuchos #cartelas #displays #rotulos #embalagempersonalizada #labcriativoemibra #comitedeinovação #inovação #criatividade
operador de coladeira emibra embalagens
3 aParabéns Juliana...pela sua inteligência e olhar sempre todas melhorias possiveis admiro seu profissionalismo....é um prazer trabalhar com você
Mestra em Biotecnologia | Professora de Ciências da Natureza e Biologia | Metodologias ativas
3 aParabéns pelo artigo, Juliana!