Lab Criativo - Criando uma nova visão para a inovação
Colaboradores construindo seus projetos no último encontro do Lab Criativo

Lab Criativo - Criando uma nova visão para a inovação

Escrito por Josiane Sampaio, Juliana Andrade e Mariana de Cária 

Com o propósito de “Compartilhar conhecimento e desenvolver pessoas em um local seguro para correr riscos e testar possibilidades”, o Lab Criativo foi trabalhado ao longo de 2021 através de encontros mensais online focados em desenvolver olhar e postura criativa, entendendo a importância de grupos diversos para a inovação.  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para cocriarmos o último encontro, que foi presencial, distribuímos algumas missões aos participantes e obtivemos ótimos retornos, como por exemplo, a colaboradora Amanda Imydio que desenvolveu uma página reunindo todas as indicações dadas ao longo dos encontros, clique no link ou acesse o Qr Code para conferir https://bit.ly/3oRbnNA

 A coordenadora comercial e de Marketing Daniele Maia e o gerente de operações Rodrigo Augusto, tiveram como missão compartilhar durante o encontro as tendências de mercado e os objetivos estratégicos da Emibra, com base nessas informações e em todo o repertório desenvolvido ao longo do Lab, os participantes foram divididos em grupos diversos e desafiados a criar uma proposta de embalagem inovadora. 

Foram sorteados, entre os grupos, segmentos de mercado identificados como oportunidades para a Emibra, os participantes foram orientados a escolher um público-alvo e identificar suas possíveis dores através de coleta de dados (pesquisa na internet, entrevista com os participantes, entre outros), o objetivo desta etapa foi gerar empatia para uma boa definição do problema. Somente após o entendimento real da dor do público-alvo, iniciamos a fase de ideação, onde através de um processo de brainstorming, os grupos foram convidados a divergir sobre o maior número de possibilidades de soluções a fim de convergir no propósito de gerar valor, ou seja, afunilar as ideias até o grupo definir a que faça mais sentido para solucionar o problema identificado. Os próximos passos foram prototipar e apresentar os projetos, em formato de Pitch, aos demais participantes do Lab. 

Inconscientemente os participantes realizaram um processo de Design Thinking, o propósito da dinâmica foi fazer com que eles entendessem o raciocínio da ferramenta independente do nome dado, pois no dia a dia essas etapas podem ser utilizadas para qualquer desafio que se apresente, o importante é definir muito bem o problema antes de partir para a solução. 

O programa como um todo se deu na construção de um mindset de inovação, fazendo com que os participantes adquirissem repertório para criar soluções e disseminar a cultura de inovação. O Lab deste ano chegou ao fim, porém, foi só o início de um novo caminho que vem sendo estruturado junto aos objetivos estratégicos de 2022. Como costuma dizer nosso CEO, Danilo Braghiroli “Dê o primeiro passo que o próximo será apresentado”. 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia. 

Site/Facebook/Linkedin 

O meus anjos tentei Juliana Andrade Deu ero amo vcs .obrigado volto em

O meus anjos tentei Juliana Andrade Deu ero amo vcs .obrigado volto em

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Andrade

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos