Direto do Summit Press: Três insights sobre personalização para você não esquecer!
Relacionamento com jornalistas e clientes, modelos de negócios, IA e muita personalização
Olá! Ainda estamos curtindo a ressaca boa do Summit Press. Trazemos alguns destaques do evento presencial, realizado em São Paulo, voltado para assessorias de imprensa e agências de RP, sobretudo a “eugências”. O I’Max foi um dos patrocinadores e a nossa CEO, Fernanda Lara, falou sobre personalização de um jeito bem diferente. Destacamos alguns momentos para vocês! Na próxima semana, continuaremos no assunto, com os recados da redação e a inteligência artificial.
👉Destaques da News
🔋Principais destaques do Summit Press: ideias para guardar
🤔O que você entende sobre personalização? Fernanda Lara dá sua versão!
💯Como manter o encontro além dos eventos: a trilha de aprendizagem do I’Max
🧑4 em cada 10 executivos simulam produtividade no trabalho: é o “fauxductivity”
📢 Quem disse
“Personalização é a postura que escolhi para definir minha vida profissional. Enquanto o mundo nos pressiona para automatizar, robotizar e mecanizar, eu tento frear tudo isso no meu dia a dia e me agarrar à intencionalidade das minhas ações e a personalização é a minha estratégia de diferenciação. Personalização não é sobre quem dá, mas sobre quem recebe.”
Fernanda Lara, CEO do I’Max, no Summit Press
🍻O jeito I’Max de personalizar
Sabe aquela ideia de que personalizar é apenas automatizar uma ferramenta para que cada e-mail saia dirigido a um destinatário? Esquece! Até porque isso já existe há bastante tempo e nem de longe resume a ideia de personalização, nem quando falamos de mailing de imprensa e de relacionamento com os jornalistas. Aliás, personalizar vem antes de qualquer ferramenta, vem da intenção.
Personalização foi o tema que Fernanda Lara, CEO do I’Max, abordou no Summit Press, evento que ocorreu no Memorial da América Latina, na última sexta-feira, em São Paulo. O encontro, organizado pela jornalista Lu Pimentel, reuniu 340 pessoas, a maioria de assessores de imprensa e donos de pequenas agências.
Conseguimos, à medida que as inscrições foram sendo feitas, personalizar copos térmicos com o nome de cada participante, dando corpo a uma ação que vem repercutindo desde então. Os copos foram distribuídos aos presentes nos últimos seis minutos do tempo que Fernanda tinha disponível para falar.
Isso só foi possível porque toda a equipe I’Max se envolveu: da arte à logística de distribuição no dia do evento. O aprendizado que fica? Senso de oportunidade para não deixar sua marca passar batido como mais uma no meio na multidão, além de estabelecer conexão da liderança com as demais pessoas ali, clientes ou não.
Confira, na íntegra, a palestra de Fernanda Lara no Summit Press Officer:
⭐O que a dinâmica do I’Max neste evento nos ensina sobre personalização?
“A dinâmica de criar os copos personalizados para este evento me ajudou a postular 3 princípios fundamentais que acontecem quando trabalhamos orientados à personalização”, explicou Fernanda:
1️⃣Eu encontro meus erros
“Tenho certeza que aqui no público tem pessoas que vieram no lugar de outras e eu não vou ter o copo personalizado dessa pessoa. Mas, tudo bem, assim que distribuirmos os copos vamos identificar este gap e vamos personalizar um copo e fazer ele chegar nas mãos da pessoa.”
2️⃣Eu encontro novas oportunidades
Neste momento, Fernanda Lara perguntou: Alessandra Siegel e Carlos Alberto Silva estão na plateia? E explicou que eles já tinham ganhado um copo personalizado no dia da live do “ReleaseGate”, pois haviam sido sorteados para acompanhar no estúdio. Portanto, não faria nenhum sentido dar outro copo a eles.
Personalização requer atenção a detalhes. Eles ganharam outra coisa: uma caixa de doces. “Quando eu personalizo minha estratégia, não banalizo a minha audiência. Melhor ainda, crio oportunidades de continuar impactando as pessoas”, resumiu Fernanda.
3️⃣A personalização ocorre entre pessoas
“Sem querer, vocês vão atribuir a estratégia de personalização de hoje à minha imagem. E o I’Max, como marca, se beneficia da minha reputação profissional e da reputação do meu time”, disse Fernanda Lara.
🧰Guarde isso: não se personaliza coisas, marcas, clientes, releases. São as relações que devem ser personalizadas.
👣Uma trilha para seguir aprendendo
Participar de um evento é uma oportunidade para trocas de experiências e networking, mas também é certo que muito daquilo que foi dito se perde alguns dias depois.
Recomendados pelo LinkedIn
Fernanda Lara ficou livre no evento para estabelecer uma conexão com as pessoas, falando de algo que elas não esperavam.
Mas o I’Max preparou um press kit para que as pessoas pudessem seguir acompanhando os conteúdos sobre os quais temos expertise: mailing de imprensa e tudo o que envolve esse universo da comunicação por e-mail.
Cada participante do evento recebeu uma pasta, contendo impressos (Sim, bateu uma nostalgia, confessamos!): havia uma raspadinha com descontos e prêmios exclusivos, além de páginas com diferentes propostas para uma trilha de aprendizagem.
Cada uma vinha com um QR Code para acesso a uma página que vai encorpando e atualizando conteúdos sobre os temas: domínio, mailing, releases e resultados.
🌟Mais sobre o Summit Press
Entre os palestrantes, além de Fernanda Lara, estavam Diego Pudo, autor do livro “Assessor, não pira!”; Jorge Soufen, diretor de atendimento da 2PRÓ Comunicação; Guga Peccicacco, especialista em estratégia de PR; e Leandro Sobral, CEO da Press Manager.
Da redação, compareceram os representantes dos veículos IstoÉ, Darlan Alvarenga; do Estadão, Amanda Fuzita; e da Forbes, Fernanda de Almeida; além de Maísa Alves, gerente de comunicação do SBT; Cido Coelho, editor do SBT News; e Ellen Nogueira, diretora de projetos especiais da CNN Brasil.
Destacamos alguns momentos abaixo:
▶️ “Ser pequeno é um grande negócio!” Diego Pudo falou sobre as vantagens de ser/ter uma “eugência”: mais flexibilidade, autonomia, previsibilidade. Como precificar? O primeiro passo é saber quanto deseja ganhar. Toda a conta começa a ser desenhada daí. Uma dica: “crie o seu canto de trabalho organizado, nem que seja embaixo da escada”.
▶️ “Não se feche, não fique isolado. Nós, agencianos, não somos concorrentes; as agências é que são.” Fala importante de Jorge Soufen. Mostrou um quadro bem interessante em sua palestra sobre como ter acesso ao jornalista. Em curtíssimo prazo, é pauta boa; em curto prazo, é pedir ajuda do colega agenciano; em longo prazo, não falar de pauta - interagir, curtir posts, marcar um encontro.
▶️ Guga Peciccacco enfatizou: “release não é estratégia de comunicação; é apenas uma forma de transitar informação; assessoria de imprensa não é relações públicas; relações públicas é gestão de reputação; é interagir com comunidades”. Falou sobre posturas necessárias para mostrar valor ao cliente: propositiva (trazer ideias); educativa (mostre o que é o que não é notícia); curiosa (disposição para aprender sobre o negócio do cliente); firme (falar o que está errado); flexível (adaptação a mudanças contextuais); empática (entender quais são as pressões que o cliente sofre).
▶️ Maisa Alves, do SBT, falou sobre a carreira em RP: ter empatia com o assessorado é fundamental. “O cliente sempre tem razão. Você pode dizer: não concordo, mas vou fazer o melhor para cuidar da reputação da marca. É preciso ter senso de pertencimento no negócio do cliente e sentir a dor do dono.”
👉 Veja a primeira reportagem sobre o evento
📽️Vou ver no Streaming
Já está na nossa lista: Onívoros (Apple TV) é uma série documental de 8 episódios, cada um dedicado a um ingrediente, do chef René Redzepi (noma) em parceria com o produtor Matt Goulding, que já trabalhou em programas de outro chef célebre, Anthony Bourdain. É sobre comida, mas também sobre como a comida nos conecta e como sedimentamos nossa relação com família, amigos, colegas. Este artigo do Brazil Journal explica como a série também reflete as preocupações com a comida como commodity e com o meio ambiente.
📢Comportamento do consumidor: Fátima Falcão, Head de Indústria de Varejo, e Fábio Celeri, Head de Commerce do Google Brasil, trazem as descobertas de um estudo feito entre Google e Offerwise em que foram mapeadas quase 50 mil compras em 33 categorias de bens duráveis. Veja o vídeo.
🤯Já ouviu falar sobre falsa produtividade? Matéria da Forbes Brasil traz pesquisa mostrando que 4 em cada 10 executivos admitem fingir produtividade no trabalho.
👁️🗨️Esta que vos escreve ( Cristine Gentil , produtora de conteúdo do I'Max) tem recebido cortes de uma entrevista com Heloísa Capelas, autora best-seller, palestrante, empresária e mentora de líderes, uma das referências brasileiras em autoconhecimento e inteligência emocional do país. Neste episódio do Podcast 50mais, ela responde a perguntas como “Quando termina a infância? Nossos pais possuem responsabilidade sobre quem nós somos? Como podemos melhorar nossas relações familiares?”. Vale a escuta.
🤘A Meio&Mensagem publicou um ranking das marcas mais mencionadas no primeiro fim de semana do Rock in Rio. KitKat liderou entre os patrocinadores. O evento gerou 106 mil conversas em Facebook, Instagram, Blogs, Portais, BlueSky, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.
Obrigada pela leitura. Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais.