“Dirigir uma empresa” Será que esse termo ainda se aplica?
Para algumas pessoas direção empresarial pode significar: tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e delegar responsabilidades, para que as atividades de planejar, organizar, dirigir e controlar estejam numa sequência lógica. Mas atualmente podemos dizer que é apenas isso?
Não que essa cadeia de atividades por si só não seja trabalhosa, porém evoluímos e o mundo corporativo é reflexo disso. Hoje o mundo como uma máquina dá lugar ao mundo como rede e suas interações. O ser humano vive a era de menos atividades mecânicas, para ser percebido como um ser complexo com múltiplas competências que, apesar de exercerem funções específicas, interagem no grande sistema que é uma empresa, influenciam a cultura onde estão inseridos e tem o desejo de trabalhar em prol de propósitos.
O grande desafio para os que dirigem empresas hoje é deixarem de ser chefes e serem líderes capazes de influenciar, atuando com essa diversidade de competências, estimulando o desenvolvimento de cada integrante de sua equipe através do desafio pessoal e respeitando as aptidões individuais, criando um ambiente de crescimento e inovação.
Dirigir uma empresa hoje passa não somente pelas etapas administrativas, mas precisa ainda que as lideranças sejam capazes de reconhecer no indivíduo a capacidade de se equilibrar entre cultura da empresa e o foco nos resultados esperados, gerando para as empresas atingimentos dos objetivos e para seus integrantes realizações pessoais.
Marketing I Vendas I Medical Device I Liderança I Equidade Racial I D&I
4 aÓtima reflexão !