Disciplina Positiva em Sala de Aula
A psicóloga, educadora e mãe de sete filhos norte-americana Jane Nelsen desenvolveu uma metodologia chamada Disciplina Positiva há mais de 30 anos com base na teoria de dois vienenses: o psicólogo e professor Alfred Adler e seu aluno e psiquiatra Rudolf Dreikurs.
O método se baseia em técnicas de estímulo à aprendizagem e comportamentos positivos ao invés de castigos e punições. Aplicada em mais de 20 países, incluindo o Brasil, a metodologia da Disciplina Positiva já ajudou (e ajuda!) milhares de pais e professores nesta temática tão complexa que é disciplinar filhos e estudantes.
Desde 2015 que uma série de livros sobre o tema foi publicada no Brasil. A ideia central é a de que conectar as crianças e adolescentes às suas famílias, escolas e comunidades em que vivem ajuda a diminuir a incidência de comportamentos inadequados.
Indico, sem dúvida, toda a coletânea de livros sobre Disciplina Positiva escrita por Jane Nelsen. Porém a recomendação de hoje é sobre uma obra em particular de Nelsen e outros dois autores (Lynn Lott e H. Stephen Glenn): Disciplina Positiva em sala de aula.
A leitura ganha um sabor especial considerando o momento que estamos vivendo e a necessidade de “competirmos” com tantas distrações digitais para ganharmos a atenção de nossos estudantes. Este livro propõe algumas estratégias para que professores resolvam problemas e criem uma atmosfera que amplie a aprendizagem em sala de aula!
Por meio do estímulo à cooperação, à responsabilidade e ao respeito mútuo, os autores deste livro propõem ferramentas essenciais para o educador da atualidade. E sugerem que professores deixem de controlar comportamentos para ensinarem de verdade, motivando e entusiasmando seus alunos sem fazer uso de recompensas.
O comportamento positivo se torna consequência da promoção de habilidades sociais através de reuniões com a classe e do estímulo à resolução de problemas ao invés da aplicação de punições frequentes.
Harmonia em sala de aula é algo que eu desejo que todo professor conquiste neste novo ano letivo. E, por isso, recomendo fortemente esta leitura!