Dispositivos de Segurança Diferencial Residual
Diferenças entre DR, Modulo DR e Disjuntor DR, Entenda cada caso, esquemas de ligação e Como Localizar seus Problemas.
Os DR’s foram inventados para salvar vidas de serem eletrocutadas, sendo assim sua empregabilidade em circuitos é tão favorável quanto a instalação de disjuntores simples, os DR’s são capazes de detectar correntes de fuga muito pequenas e atuarem em frações de segundos e isso é uma tarefa muito difícil para disjuntores comuns.
Na norma NBR 5410 existe um item (5.1.3.2.2) que fala exatamente sobre os DR’s e suas aplicações em residenciais, vejamos as características dos locais que devem receber essa proteção:
- Circuitos que possui pontos de utilização em locais que contenham chuveiros, banheiras, torneiras, etc;
- Circuitos que contemplem tomadas em áreas externas;
- Circuitos que tenham tomadas internas porém que possam alimentar aparelhos na área externa;
- Circuitos com tomadas em áreas como cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e áreas que possam ser submetidas a lavagens ou normalmente molhadas.
A norma ainda lembra que os DR’s podem ser aplicados por ponto, em circuitos ou grupos de circuitos, mas nunca com o Disjuntor Geral, pois a ideia é sempre saber qual circuito está com fuga de corrente e também aplicar nos locais onde a corrente será direta com o usuário.
Nas industrias os DR’s são aplicados em máquinas, porém é utilizado os dispositivos com projetos de 300mA de disparo, essa mudança deve-se ao fato de que a intenção além de desarmar e evitar o choque é evitar algum centelhamento perigoso.
Imagens retiradas do Folder da Siemens de Dispositivos DR.
Espero ter auxiliado a esclarecer um pouco mais sobre este item que esta se tornando de suma importância na área de instalações elétricas e ainda e muito renegado por alguns profissionais da Área.
Sds.:
Leonardo Nogueira
Projetista De Instalações