Do que é feita uma trajetória profissional sólida?
Acima de tudo, diria que uma carreira profissional sólida é feita de CONSISTÊNCIA!
Segundo nosso dicionário, consistente significa: firmeza ou rijeza; firme: um terreno consistente não se arrebenta com facilidade.
"Ué, mas tudo que o mercado de trabalho procura hoje em dia não é flexibilidade, adaptabilidade e gente que não seja rígida? Em pleno 2024 você vem me dizer que uma carreira sólida é feita de consistência???
Reafirmo que sim e explico.
A meu ver, uma carreira profissional sólida é feita de profundidade naquilo que você escolher fazer. Seja por 1 dia ou 20 anos, ser profundo significa cumprir trajetórias que tenham começo, meio e fim.
Significa viver cada etapa do aprendizado e isso inclui a ansiedade do começar algo novo; a dor dos aprendizados e das eventuais derrotas do caminho; e, o sentimento de êxtase das vitórias ao longo desta trajetória. Seja ela curta ou muito longa.
Quem vive trajetórias assim por onde passa vai criando uma gama de experiências, aprendizados, contatos e bagagens que transformam sua trajetória em uma trajetória efetivamente consistente.
Ser consistente não tem nada a ver aqui com rigidez mas sim com "propriedade". Tem a ver com construir o próximo degrau da sua caminhada com a certeza que o degrau anterior você deixou bem construído, que não irá ruir na primeira turbulência.
Consistência tem a ver em como você dá seus próximos passos com a certeza de que cumpriu os anteriores, assimilando tudo que poderia e deixando apenas boas impressões do seu trabalho e de quem você é por onde passou.
Cansei de ver gente que vive uma vida profissional focada apenas na rápida evolução dos cargos e salários e pouco focada na consistência dos aprendizados.
Trajetórias que são construídas com consistência geram degraus fortes e sólidos.
Recomendados pelo LinkedIn
Você pode até cair algumas vezes mas o tombo não será enorme porque você deixou abaixo de você degraus rígidos e sólidos para te apoiar a logo mais seguir em frente.
A consistência não tem a ver com seguir a mesma profissão, função ou fazer sempre a mesma coisa, pelo contrário, eu inclusive te recomendo que você viva aprendendo coisas novas mas, dentro de cada coisa nova que aprender, mergulhe de verdade nisso, seja consistente nos aprendizados porque tudo que o mercado de trabalho mais tem hoje em dia são os famosos "mergulhadores superficiais".
Não seja um "mergulhador superficial".
Se é para mergulhar, vá até o fundo!
consultora de aprendizagem e estágio do CIEE na CIEE-MT
10 mÓtima reflexão, parabéns por compartilhar.