Dois princípios neurocientíficos infalíveis para capturar a atenção dos consumidores
As formas de consumir conteúdo estão mudando. Hoje, para capturar o olhar de alguém e manter o interesse na sua marca, é essencial cativá-lo logo nos primeiros segundos. Afinal, cada vez mais bombardeadas por informações, as distrações das pessoas se tornaram infinitas e a paciência, escassa.
Então, em meio ao barulho do mercado atual, como fazer com que os consumidores prestem atenção em você?
Na newsletter desta semana, exploraremos como a neurociência pode te ajudar com isso. Conheça dois princípios fundamentais que todo profissional de marketing precisa entender para atrair e manter a atenção do público.
Está preparado para atrair todos os olhares para o seu negócio? Continue lendo até o final!
Existem dois tipos de atenção: e apenas uma delas importa para você
A atenção pode ser proveniente de duas fontes: a endógena e exógena.
A primeira se refere à atenção intencional, guiada por um objetivo. Pense em um cliente entrando em uma loja com uma lista de compras em mente, focado nos itens que deseja. Se sua marca já estiver na lista, ótimo! Mas e se ela não estiver?
Já a atenção exógena não é planejada e acontece quando algo chama a atenção espontaneamente. Aqui, você pode atrair o público-alvo com uma interrupção bem cronometrada, um design criativo ou algo que se destaque o suficiente para conquistar um segundo olhar.
Imagine: você está andando pelo corredor de uma loja, e uma embalagem colorida ou uma placa de promoção piscante desvia seu olhar. Para vencer o “jogo da atenção”, é esse tipo de impacto que o seu negócio precisa dominar.
Os atalhos do cérebro para prestar atenção
Que o cérebro humano é bombardeado por informações o tempo todo, você já sabe. No entanto, o psicólogo Timothy Wilson estima que conseguimos processar conscientemente apenas cerca de 0,0004% do que está ao nosso redor. Mas como ele decide onde focar?
Utilizando atalhos. Ao invés de analisar tudo, ele procura por coisas que se destacam, e existem dois atalhos extremamente eficazes que podem ser aplicados nas suas estratégias de marketing. Vamos conhecê-los!
Contraste
Quando algo se diferencia do ambiente, o cérebro o percebe imediatamente. Um ponto rosa em um fundo preto chama atenção; em um fundo rosa, ele passa despercebido.
No marketing, o contraste visual pode ser um grande aliado. Seja na embalagem do seu produto, no layout do seu site ou em um anúncio, criar algo que se destaque no meio do “ruído” garante que sua marca conquiste um espaço único na atenção do público.
Surpresa
Além do contraste, existe um segundo motor poderoso de atenção: a quebra de expectativa.
Imagine que você está em um shopping e vê uma máquina de vendas, algo bem comum. Mas, ao se aproximar, descobre que, em vez de vender lanches, a máquina oferece filhotes para adoção. Esse elemento inesperado quebra a sua expectativa e faz com que você pare para observar.
Em outras palavras, as marcas que aproveitam o poder da surpresa podem fazer os consumidores pararem no meio do caminho ao oferecer algo inesperado. De acordo com o neurocientista Matt Johnson, é o elemento da imprevisibilidade que captura nossa atenção, pois somos atraídos pelo que é novo ou divergente no ambiente.
Portanto, a chave para profissionais de marketing é descobrir o que é constante no mercado e criar algo que contrasta fortemente a isso.
Recomendados pelo LinkedIn
Como aplicar o contraste e a surpresa no marketing da sua empresa
Na prática, ambos os atalhos de atenção podem ser aplicados tanto em ações simples quanto em estratégias mais complexas.
Nas prateleiras, seu produto pode se destacar com uma embalagem ousada e divertida. Se todas as marcas oferecem descontos, que tal investir em algo diferente, como uma experiência única ou um brinde surpresa?
E se engana quem pensa que essas estratégias só podem ser aplicadas aos produtos físicos. No ambiente digital, os usuários podem ser surpreendidos por uma funcionalidade específica, animações sutis ou uma mensagem bem cronometrada, que os incentivem a explorar mais o site.
Em suma, a atenção é o primeiro passo para o engajamento. No final do dia, o sucesso de suas ações de marketing depende de quão bem você consegue captar e manter o interesse do seu público.
Então, ao planejar sua próxima campanha, reflita: como sua marca pode se destacar no meio do barulho e surpreender o consumidor? Afinal, em um mundo onde todos competem pela atenção, as marcas que se destacam são aquelas que dominam os princípios do contraste e da surpresa.
Conteúdos Recomendados
Novo Episódio do Raise The Bar
No Raise The Bar desta semana você aprenderá as estratégias da Nissin, maior empresa de macarrão instantâneo do mundo, para se conectar com o público jovem. Para aprofundar no tema, convidamos Ana Fossati, Gerente de Marketing da empresa.
As novas gerações estão redefinindo os hábitos de consumo e influenciando diretamente as escolhas e preferências de seus pais. Por isso, vincular sua marca a esse público é uma tática poderosa para expandir seu alcance e consolidar sua presença no mercado. Neste episódio, entenda como a Nissin transformou essa abordagem em um case de sucesso.
Quer descobrir como conectar a sua empresa aos consumidores mais jovens?
Assista ou ouça o programa na íntegra em sua plataforma preferida:
Assine a Foursales News e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre vendas e marketing, feitos pelos maiores especialistas em recrutar e selecionar estas áreas.
Até a próxima!
representante e vendedor Externo Colchões Castor
2 mAcredito que na concepção de uma linha estratégica de divulgação, quando se requer a atenção do produto, deve ter aliado ao seu público alvo, como podemos observar no exemplo da Nissin, pois quando o produto está aliado a uma marca consolidada, basta ater-se a qualidade do produto e destacar na divulgação. Excelente abordagem do assunto
Vendas Técnicas | Vendas Consultivas | Representante Comercial | Diretor de Vendas | Executivo de vendas | Gerente de Vendas| Atuação na indústria automotiva com ênfase em eletrificação e mobilidade eletrônica.
2 mO texto é bom. Mas como tudo que temos lido ultimamente e nas mais diversas plataformas nos levam a uma "lição de casa", qual seja: romper barreiras o tempo todo, aprendendo, ensinando e se reinventando.