DREX
À medida que a tecnologia avança, muitas atividades cotidianas estão sendo remodeladas para serem mais modernas e automatizadas, visando proporcionar maior segurança, velocidade e eficiência.
No setor de pagamentos não foi diferente, os últimos anos testemunharam avanços significativos nas mais diversas áreas do seguimento. Com o surgimento de novos players, novos conceitos e tecnologias como as criptomoedas e as moedas digitais têm ganhado destaque no mercado financeiro nacional e internacional.
Diante desse cenário, em meados de agosto de 2023 o BC (Banco Central) deu um passo importante no processo de digitalização da economia brasileira e anunciou o Drex (Digital Real Eletrônica Modernidade e Conexão).
O que é o Drex?
O Drex é um projeto que tem como objetivo revolucionar as transações financeiras realizadas em território nacional, sendo uma extensão eletrônica das populares cédulas físicas. A proposta busca viabilizar diversos tipos de transações de forma segura e eficiente através da tecnologia.
Como o Drex vai ser utilizado na prática?
A princípio, o Drex terá o mesmo valor e aceitação que o Real, garantindo assim fácil acesso dos usuários a diversas transações e serviços financeiros inteligentes. Esses serviços serão conduzidos pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central, que está em desenvolvimento utilizando a tecnologia de registro distribuído.
Recomendados pelo LinkedIn
Em resumo, a plataforma funcionará como uma carteira digital integrada, um espaço virtual para que o usuário possa armazenar e gerenciar seu dinheiro. Segundo o BC, para acessar a plataforma, será necessário que o usuário tenha um intermediário autorizado, como um banco, cujo papel será realizar a transferência do valor que o cliente possui depositado em conta para a plataforma.
O Drex ainda promete democratizar o acesso aos benefícios da economia digital, viabilizando, por exemplo, serviços através de contratos inteligentes que podem ser personalizados para atender às necessidades dos clientes.
Isso permite que as transações financeiras como a venda de um carro ou de um imóvel seja concluída somente quando todas as condições para o negócio se concretizar forem de fato atendidas. Em outras palavras, se uma das partes falhar, o valor pago e o produto negociado voltam para seus respectivos proprietários, proporcionando maior segurança para todas as partes envolvidas.
A B2 ao longo de sua história construiu parcerias e realizou projetos com grandes players do mercado, o que deu aos nossos colaboradores todo o know-how necessário para o entendimento, planejamento e implementação do Drex em seu negócio. Estamos à disposição para conversarmos.
Acesse nosso site e saiba como podemos te ajudar: www.b2.solutions
Talvez você também tenha interesse em: Aprimoramento das normas para os cartões de crédito