Solução de automatização de chargeback: como funciona e porque reduz custos operacionais de Back-Office

Solução de automatização de chargeback: como funciona e porque reduz custos operacionais de Back-Office

O processo de contestação de transações é extremamente importante para o mercado de meios de pagamento dado que é um mecanismo que as bandeiras oferecem para que o portador tenha como questionar um problema de não reconhecimento de uma transação ou um problema que tenha ocorrido como um serviço não prestado, mercadoria não recebida, mercadoria com defeito etc.

Ocorre que, há uma complexidade muito grande para fazer a gestão de toda a jornada junto às bandeiras, a operação do BackOffice, interação com o portador e o fluxo financeiro dos valores questionados. Além disso, o emissor ainda precisa se preocupar com as regras de cada razão de contestação, atentar-se às diferenças que existe entre as bandeiras, o que torna a gestão da Operação bastante trabalhosa. Nesse cenário, contar com uma solução de automatização é um ótimo caminho para quem deseja ter uma Operação mais assertiva e aproveitar dos avanços tecnológicos das APIs das bandeiras.

Solução Dispute: como funciona

A nossa plataforma pode capturar a contestação por meio de API, input manual no front da própria solução ou ainda via processamento em lote. Uma vez recebido o registro da contestação, esse é submetido para a Api de chargeback da bandeira. A partir daí, todas as etapas são registradas em abas específicas na ferramenta. Outro ponto importante é que, para as disputas de fraude, automaticamente é feito o report de fraude, etapa mandatória em todas as bandeiras. Caso haja uma transação contestada pelo portador por motivo de fraude e não ocorrer a disputa na bandeira, o emissor consegue utilizar a ferramenta para submeter o report de fraude.

Uma outra funcionalidade bem interessante da ferramenta é que o emissor pode configurar um prazo para submeter a contestação para a bandeira e isso facilita a gestão de valores para os casos de fraude, dado que existe uma limitação de número de transações que podem ser submetidas para o mesmo cartão. Essa funcionalidade tem outro benefício para os casos em que o portador reconhece a transação contestada dentro do prazo parametrizado na ferramenta, pois, nesse caso, ainda é possível reverter a solicitação para a bandeira, o que reduz custo de tarifas.

Caso o chargeback seja rejeitado pela bandeira, o emissor consegue acompanhar esses registros em aba específica, o que facilita para a Operação uma atuação mais rápida para reduzir riscos de perder prazos de bandeira.

Pensamos em tudo que é importante para a gestão da jornada do chargeback, então proporcionamos na ferramenta relatórios que podem ser extraídos em Excel ou CSV, assim o emissor pode fazer dashboards com as visões para controle da Operação.

A ferramenta é completa e flexível, adaptando-se às suas necessidades específicas. Para entender como podemos transformar a sua gestão de chargebacks e explorar todas as funcionalidades da nossa plataforma, entre em contato com a B2. Nossa equipe está pronta para apresentar uma demonstração detalhada e discutir como podemos personalizar a solução para atender às demandas exclusivas do seu negócio. Não perca a oportunidade de otimizar seus processos e reduzir custos operacionais com uma solução inovadora e eficiente.

Acesse nosso site e saiba como podemos te ajudar: www.b2.solutions


Talvez você também tenha interesse em: Entendendo o Processo de Disputas em Transações Digitais


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de B2

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos