DUIMP: O novo jeito de fazer importação no Brasil
Se você já comprou algo do exterior ou trabalha com importação, provavelmente sabe que esse processo sempre foi complicado, cheio de formulários e burocracias. Mas isso começou a mudar com a chegada da DUIMP (Declaração Única de Importação), uma nova forma de declarar as importações no Brasil que promete simplificar tudo. A DUIMP é um documento digital que substituiu os sistemas de declaração de importação utilizados no Brasil e faz parte do Programa Portal Único de Comércio Exterior. Essa novidade que entrou em vigor agora em outubro, tem o objetivo de tornar os processos de importação mais modernos, pois nosso sistema sempre foi considerado burocrático e fragmentado, com diferentes etapas que exigiam interações separadas com diversos órgãos de fiscalização.
Imagine que o processo de importação é como viajar para outro país. Antes de viajar, você precisa de vários documentos: passaporte, visto, passagem aérea etc. Agora, pense se você tivesse que pegar esses documentos em lugares diferentes, com regras e horários diferentes. Complicado, né? A DUIMP quer acabar com isso. Ela funciona como um "passaporte" único para todas as mercadorias que entram no Brasil. Em vez de precisar preencher vários formulários e lidar com diferentes órgãos do governo, você faz tudo em um só lugar e de uma vez só. Assim como um passaporte, a DUIMP contém todas as informações necessárias para que o "embarque" da sua mercadoria seja tranquilo.
Com a DUIMP, o processo de importação será assim:
Recomendados pelo LinkedIn
Como a DUIMP vai ajudar na logística aeroportuária?
A DUIMP trará grandes melhorias para a logística de cargas nos terminais aeroportuários, onde rapidez e organização são essenciais. Com o desembaraço aduaneiro acelerado, as mercadorias serão liberadas mais rapidamente, assim como um avião que desembarca passageiros com todos os documentos prontos. A redução da burocracia simplificará o processo de importação, tornando as operações mais eficientes e integradas. Além disso, os operadores logísticos terão mais previsibilidade, o que facilita o planejamento e evita surpresas no fluxo de cargas.
O que isso significa para o futuro?
Se antes o processo de importação parecia um labirinto de formulários, documentos e aprovações, agora vai se parecer mais com uma viagem bem planejada: com todos os documentos prontos, horários definidos e menos complicações pelo caminho. A DUIMP está a caminho de simplificar o que antes era complexo, e isso vai beneficiar tanto as empresas que importam mercadorias quanto os operadores logísticos, tornando o Brasil mais competitivo no comércio global.
Isso trará mais rapidez, eficiência e economia, beneficiando todos os envolvidos nesse processo essencial para o comércio exterior.