E aí vendedor, quanto vale uma venda?
Boa tarde pessoal, hoje escrevo para compartilhar algo que talvez, quem sabe, faça com que possamos ter um mundo corporativo competitivo mais pautado na ética e respeito alheio.
Para fazer um trabalho bem feito de vendas, é necessário ter um conjunto de artefatos que fortaleçam um cliente a optar pelo Produto ou Serviço que você oferece, como tecnologia, processos, equipe de apoio, em que momento abordar, como abordar, aderência da Oferta x Demanda e garantias que entregará exatamente o que está propondo, fazendo assim, que isto gere uma experiencia positiva para o cliente.
E quem são as pessoas dentro de uma empresa que tem este papel? Os VENDEDORES, que são os que levam isto TUDO para os clientes.
Portanto, é sobre os VENDEDORES que venho falar aqui neste texto;
Em uma concorrência, é fato, uns ganham e outros perdem. É obvio que nenhum vendedor gosta de perder uma venda, mas aí é que devemos destacar os bons vendedores e como irão lidar com esta situação.
Quando sou informado que perdi a oportunidade para um concorrente, o meu trabalho será sempre reforçar aquilo que temos de diferencial e de melhor em nossa oferta, maximizar os impactos positivos que aquilo levará para a empresa do prospect e o quanto nossa parceria o levará a experiencia positiva de uma entrega. Isto, em muitas vezes, pode gerar a possibilidade de reverter a escolha ou às vezes não, o cliente manterá sua decisão e neste caso, o mínimo que o vendedor deverá fazer é reconhecer que perdeu aquela a oportunidade, deixando as portas abertas para outras que virão no futuro, desejando assim boa sorte e sucesso e principalmente rever o que fez de errado, aprender com este erro e aprimorar-se para superar na próxima venda.
Podem ter certeza que o comprador sempre irá se lembrar de consultar você no futuro.
Repúdio àqueles vendedores que ao perder uma venda, tem a primeira reação de atacar o concorrente e tentar denegrir o Produto/Serviço do outro e insistir demasiadamente neste ataque.
Há uma tremenda falta de ética nesta ação, mas acima de tudo, INCOMPETÊNCIA além da pequenez deste ato, a primeira reação deve ser de valorizar o que você, tua empresa e teus produtos tem de melhor.
Aos “vendedores” que fazem isto, repensem teus conceitos, o mercado está cada vez mais criterioso e comprando principalmente a tua índole.
Aos compradores, vale a pena comprar de um vendedor que age desta forma?
Para uma concorrência saudável e produtiva sempre e que vença sempre os melhores e mais merecedores.
Filipe Cardoso
VENDEDOR
Novos Negócios, Loteamentos, Incorporações, Áreas Comerciais e BTS
4 aBelo artigo, parabéns!!!
GSR Filial Pantanal | ERP | MS/MT/PR/DF/NE
5 aFalou tudo, parabéns!
Executivo de soluções de negócios - TOTVS SÃO PAULO
5 aÓtima reflexão, Filipe! O mercado não perdoa esse tipo de atitude. 😉