E agora, José? - Como escolher uma faculdade
Death to The Stock Photo

E agora, José? - Como escolher uma faculdade

Um dos maiores anseios compartilhados por quem está se formando é: o que fazer agora? Legal, você conseguiu o tão suado diploma, mas qual é a mágica que transforma esse diploma em uma carreira de sucesso? Infelizmente, não existe mágica, mas uma das maiores vantagens que se pode ter é refletir sobre o que se deseja alcançar profissionalmente e planejar como chega lá.

Mais fácil falar do que fazer. Eu não tenho dados que comprovem, mas apostaria que se fizessem uma pesquisa, a maioria dos jovens que se formam agora no final do ano ainda estão travados no "e agora?" quanto ao seu futuro profissional. E quem poderia culpá-los?

O vestibular é tão concorrido e tanto esforço e esperança são postos em apenas entrar na faculdade, que esta acaba sendo tratada como um fim, e não como um meio, o que realmente é. A mentalidade de que um diploma é o suficiente para trazer sucesso (ou, pelo menos, segurança) a sua vida profissional pode ser extremamente prejudicial.

Enquanto o jovem se prepara para ingressar no ensino superior, os questionamentos que são feitos a ele normalmente giram em torno de que curso ele irá fazer ou que universidade ele irá cursar, deixando completamente de lado questões como o que ele gostaria de fazer ou em que empresas ele gostaria de trabalhar. E quando essas perguntas finalmente chegam, é comum que este jovem já tenha passado alguns anos em uma graduação que não o leva para a carreira que ele gostaria de ter.

E, vivendo essa angústia na pele, que eu descobri que o LinkedIn possui uma ferramenta que ajuda jovens a pensar nesse aspecto de seu futuro: que a faculdade é apenas o pontapé inicial de seu futuro profissional e que o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira deve ser levado em conta. Trata-se do University Finder (ou Localizador de Instituições, se seu LinkedIn está em português).

Mesmo utilizando o LinkedIn desde 2010, eu sempre me surpreendo ao encontrar algumas ferramentas incríveis disponíveis para os usuários e que não são tão conhecidas. Meu mais novo achado é a seção YOUNIVERSITY (ou Informação Acadêmica na versão em português). Nela, entre vários recursos que auxiliam na escolha de onde estudar, é fácil encontrar o University Finder.

O University Finder parte de três perguntas simples:

  • O que deseja estudar?
  • Onde deseja trabalhar?
  • Onde deseja morar?

Através delas é possível encontrar as instituições de ensino com maior número de ex-alunos que tiveram uma trajetória semelhante a que está sendo desejada. É o que você deseja para seu futuro indicando que caminho seguir, e não o curso que você escolheu definindo seu futuro profissional.

E da próxima vez que se encontrar conversando com um primo, um irmão ou um filho que está passando por essa fase de decidir aonde estudar, lembre-se de que existem perguntas mais pertinentes do que: "que curso você vai prestar?" Ou "quais universidades vocês está tentando?"

 

Para encontrar o University Finder, na aba Interests (Interesses), basta clicar em Education (Instituições de Ensino).

Parabéns. Gostei bastante de seu posicionamento e pensamento, livre de idéias claras acerca da temática da aprendizagem e , especialização e profissionalismo dos dias de Hoje.

André Saggin

Engenheiro naval | Gestão de Projeto | Gestão de Risco | Óleo e Gás | Melhoria de processos | CAD

9 a

Parabéns Lu... Bem legal o artigo. Eu achava que essas pessoas que escrivam para a LinkedIn eram super místicas. Então no fim você me mostrou duas coisas novas sobre a plataforma

Rafael Burg

Sales Manager, LATAM @ Udemy | Transforming lives through learning

9 a

Excelente Insight Luara! Muitos dos "features" do LinkedIn ainda não são explorados em sua totalidade. Nos EUA isso já é mais disseminado e acredito que em breve teremos o bom uso dessa incrível ferramenta no Brasil também.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos