E agora? O que faço se escolhi uma oportunidade errada?

E agora? O que faço se escolhi uma oportunidade errada?

Os profissionais, no desejo de conseguir uma nova oportunidade de trabalho, acabam agindo impensadamente ou se deixando iludir com altas promessas. A decepção com um novo emprego, infelizmente, é uma realidade muito comum de acontecer. Veja o que você pode fazer para contornar a situação e, se necessário, tomar a melhor decisão para sua carreira.

Se você se sente decepcionado com o novo emprego e não tem motivação para trabalhar, pode ser o caso de parar para pensar e, se necessário, tomar uma decisão. Mas antes disso, reflita sobre essas dicas:

§   Converse com o líder da área sobre isso. Uma boa forma de começar a sua análise sobre o novo emprego é conversar com o gestor ou líder da equipe sobre suas primeiras impressões. A troca de informações é importante para descobrir alguns pontos que sejam favoráveis à sua permanência e também à sua trajetória profissional.

§   Tente encontrar pontos positivos. A dica é tentar encontrar pontos positivos no seu novo emprego. Você está mais perto de casa? Os colegas são agradáveis? Você tem mais flexibilidade de horários? A remuneração é mais alta do que a que você tinha anteriormente? Faça um esforço para encontrar esses pontos positivos, ainda que aparentemente eles não existam. Vale a pena tentar.

§   Alinhe as expectativas com o RH e gestores. Tente entender o que eles esperam de você e também exponha suas expectativas em relação ao trabalho e à empresa. É preciso entender se o que você está vivendo contribui de alguma forma para o seu objetivo de carreira. Como em tudo na vida, o trabalho tem seus altos e baixos e é necessário ter maturidade para suportar momentos desfavoráveis em prol de um objetivo maior que é o plano de carreira.

§   Tome uma decisão. Com a cabeça fresca, tente colocar tudo o que analisou na balança. Pese todos os itens que favoreçam seu desenvolvimento profissional com os que gerou o mal-estar que você está sentindo. A decepção pode ser momentânea enquanto as outras questões podem ajudar a trilhar um caminho de satisfação profissional.

Tenha bem claro quais são seus objetivos profissionais para tomar a decisão mais acertada, mesmo que isso signifique sair do novo emprego para outro mais recente ainda. Não tome decisões por impulso.

Elisabete Oliveira

Gestão | Transição de Carreira | Outplacement | Headhunter | Coaching | Recolocação Profissional

3 m

Muito informativo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos