E que são Chatbots? De onde vêm? Vão substituir os humanos?

E que são Chatbots? De onde vêm? Vão substituir os humanos?

Marketing Conversacional: conheça um pouco sobre os assistentes pessoais que já estão fazendo a diferença no mercado.

A necessidade de comunicação é latente nos seres humanos desde o começo de sua existência neste planeta. De comunidades pequenas à criação dos grandes centros urbanos, sempre procuramos interagir, seja de boas, ou pelo contrário.

De um tempo para cá, demos um salto exponencial no que diz respeito a essa interação via tecnologia. Não estamos mais falando com nossos pares humanos. Estamos conectados sim, mas de uma maneira mais impessoal (será?). Estamos entrando numa nova era. A era dos Chatbots.

Mas afinal, o que é um Chatbot?

Chatterbots (ou Chatbots) são um serviço de comunicação, empoderado por regras, bem como, algumas vezes, por uma INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, que interage com o ser humano por meio de um chat.

Com certeza você já deve ter se deparado com algum tipo de bot (como inicialmente eram chamados). De serviço de atendimento ao consumidor à compra de passagens áreas e check-in em aeroportos, você já deve ter interagido com chatbots inúmeras vezes sem se dar conta.

Tipos de Chatbots

Olá, eu sou seu novo amigo.

Existem praticamente dois estilos de bot. Os que funcionam à base de regras - este tipo é limitado a responder somente a alguns tipos de comandos pré-programados -. No decorrer de uma conversa, caso você seja muito específico em determinado assunto, com certeza o bot não saberá como responder e ficará empacado.

E também os que funcionam à base de Machine Learning — São bots mais elaborados em sua programação e se utilizam de uma inteligência artificial na interação. Podemos dizer que são mais espertos e com alta capacidade de aprendizado, entendendo não somente comandos pré-programados, mas também entendendo contextos. É como se ele entendesse a linguagem, e não somente comandos.

Exemplos de plataformas de criação e compra de Chatbots

Oi? Quer tc?

Pode parecer uma ciência super complicada e algo restrito para as mentes privilegiadas dos desenvolvedores, mas não é. Já existem plataformas onde você pode, com ou sem conhecimento básico de programação, criar o seu bot em até 1 hora.

Uma das mais conhecidas plataformas é do Facebook Messenger. Mas outras menos conhecidas (para os meros mortais, ou Early adopters) como o Slack, Kik, estão entre as mais conhecidas.

No Brasil estamos começando a esquentar esse mercado. Entre eles estão a Nama, uma startup nacional que desenvolveu uma linguagem própria para a construção de chatbots, a Service Bot -3, entre outras. Algumas plataformas que estão começando a conquistar uma fatia deste promissor mercado. E também o coração das pessoas.

E agora? Até onde eles vão?

Os chatbots tem mil e uma utilidades (desculpa a citação deste antigo slogan, mas eles serão as novas "palhas de aço digitais"). Para os mais variados tipos de negócios, a automação já é uma realidade consolidada. Com o progresso da tecnologia, da inteligência artificial e da rapidez na coleta e análise de grandes quantidades de dados (Big Data), o auxílio deste bot serão cada vez mais requisitados, e com o tempo, substituindo muitas profissões, entre elas o S.A.C. Sua aplicabilidade nos mais variados modelos de negócios é um universo a ser explorado. E com certeza, quem sabe futuramente, esta matéria que você está lendo agora não seja escrita por um robô auxiliar de redação.

Apps são coisa do passado. Bots são a onda que chegou para ficar.

Novos modelos de negócios necessitam novas maneiras de interação de seus produtos e serviços com o público. E como passamos por uma época onde os apps estão superestimados (se faz app para tudo), a nova ordem será dominada por bots. Isso mesmo. Pode parecer um papo futurista e de ficção científica, mas já temos exemplos da interação bot/pessoa que são eficazes e cumprem bem o seus propósito. Hoje empresas como a KLM procura trabalhar seus serviços através de um bot que auxilia na reserva e compra de passagens aéreas. Um pequeno exemplo do tamanho do potencial que a inteligência artificial e machine learning tem para a nossa futura comodidade.

Claro que por enquanto ainda teremos apps para tudo quanto é necessidade (atuais e que ainda criaremos), mas é interessante ficar atento às funcionalidades que um chatbot pode oferecer para os mais variados fins, e quem sabe o molho secreto do seu produto ou serviços possa ser intermediado por uma inteligência artificial que irá tornar a relação entre as partes algo tão natural quanto uma conversa de bar. Será? Fica aqui a pergunta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos