E a geração Y chegou.. inclusive eu
Vi uma notícia estes dias que dizia que, pela primeira vez, o número de pessoas pertencentes à chamada geração Y - 1980 a 1996, aproximadamente - ultrapassou o número de pessoas pertencentes à geração X - entre 1960 e 1980 -. Comecei a pensar sobre o que isso significa para o mercado de negócios e quais são os desafios que surgem diante da tentativa de conquistar um público cada vez mais seletivo.
É preciso considerar, em primeiro lugar, as transformações dentro do próprio ambiente de trabalho. Antigamente, era visto como bom profissional aquele que mantinha o mesmo emprego por vários anos - décadas, por vezes - e construía uma carreira sólida em uma só empresa. Agora, muito além da estabilidade, a nova onda de profissionais busca encontrar um sentimento de pertencimento naquilo que faz: para haver motivação, é preciso haver um propósito que ultrapasse o aspecto financeiro.
As empresas que sobrevivem a estas mudanças são aquelas capazes de acompanhar a fluidez dos novos tempos e oferecer a seus colaboradores uma experiência de constante renovação. Já não existe espaço para locais de trabalho excessivamente tradicionais, onde a inovação não faça parte do dia a dia.
Estas mesmas transformações se refletem na maneira de interagir com clientes que, por sua vez, exigem produtos cada vez mais personalizados de acordo com suas preferências pessoais. Aqui, é possível dizer que a oportunidade e o desafio caminham juntos: se, por um lado, há muito mais abertura para experimentar coisas novas, e consequentemente mais espaço para novas marcas emergirem; por outro, torna-se cada vez mais difícil fidelizar os consumidores.
Diante de tudo isso, quem pretende empreender precisa estar ciente das motivações de seus funcionários e clientes neste novo momento. Muito mais do que uma função monetária, o trabalho agora é encarado como uma experiência colaborativa, tanto de crescimento profissional quanto de crescimento pessoal.
É função do líder promover um ambiente fluido e acolhedor às necessidades do momento; capaz de integrar todas estas urgências e viabilizar uma experiência em harmonia com as novas demandas do mercado.
Olha o tamanho da oportunidade..