E se a gente encerrasse o ano com um conteúdo menos vendedor?

E se a gente encerrasse o ano com um conteúdo menos vendedor?

Demorei para encontrar um título que refletisse o que eu realmente queria trazer aqui. E, honestamente, ainda acho que poderia ser melhor (a gente está sempre buscando a perfeição, não é?).

Não porque faltassem conquistas para listar, mas porque a vida real não se resume a conquistas. Elas são apenas pequenos momentos que refletem um ano inteiro de desafios, escolhas e muito aprendizado. E, afinal, por que resumir um ano inteiro em uma lista de conquistas novamente?

Desta vez, não quero falar sobre conquistas minhas.

Andei vendo alguns conteúdos e refletindo sobre o quanto, muitas vezes, nos forçamos a mostrar apenas os momentos bons, como se a vida fosse perfeita. Mas pouco falamos sobre o processo para chegar a qualquer conquista.

Tudo acaba parecendo meio clichê demais. E a gente entende: o que inspira é o resultado. Mas, para mim, o aprendizado está na história real.

Por isso, decidi fazer minha última newsletter de 2024 da maneira menos romântica possível. Mais humana. Sem falar de conquistas, mas sim de aprendizados de maneira reflexiva.

Não que meu ano não tenha sido positivo – ele foi incrível! Mas este não é um conteúdo para contar vantagens. Até porque, as conquistas eu fui postando ao longo do ano.


Nem tudo são flores – e está tudo bem.

Quando olhamos para o ano de 2024, mês a mês, certamente foi um ano de crescimento, mas também de desafios. Essa é a reflexão que, muitas vezes, esquecemos de fazer.

Por trás de cada conquista compartilhada, existiram:

  • Semanas de trabalho intenso,
  • Muita dedicação,
  • Alguns pratos caindo,
  • Momentos de medo, dúvida e ansiedade.

E isso faz parte do processo.

Quando mostramos apenas as nossas conquistas, criamos uma realidade onde tudo parece fácil. Mas só reconhece a dor de um calo quem calça o sapato.

No final, o que realmente importa é olhar para tudo o que fizemos e refletir sobre o que foi exigido de nós para cada momento de vitória. Focar apenas na conquista nos faz, muitas vezes, querer acelerar o processo, sem perceber que a jornada é a parte mais importante.


Foi um ano de decisões – e de coragem para bancá-las.

Em algum momento de 2024, você provavelmente precisou tomar decisões difíceis, abrir mão de certezas ou seguir em frente sem ter todas as respostas.

A vida adulta é isso: escolher, mesmo na dúvida, e seguir, mesmo sem garantias.

E se está com muito medo? Vai assim mesmo. Deu vontade de chorar? Engole o choro e segue, porque, afinal, somos cobrados pela produtividade, não é?

E qual é o aprendizado?

  • Coragem vem antes do resultado. Você banca suas decisões hoje, sem saber onde elas vão te levar amanhã.
  • Persistência diferencia quem cresce de quem para no meio do caminho.

Isso inclui a sabedoria de apreciar a jornada. Quem busca apenas o mérito pode se cansar nos momentos desafiadores e desistir.

Coragem sem persistência, sabedoria e maturidade, não nos direciona a bons resultados.

Os resultados de 2024 não surgiram do nada. Eles foram plantados lá em 2023 – ou antes – e regados por esforço, paciência e pequenas vitórias que, juntas, construíram o todo.


Nem tudo deu certo – e ainda assim valeu a pena.

Se algo não saiu como esperado, tudo bem. Isso faz parte.

Reconhecer que sentir frustração é normal e momentâneo também é sinal de maturidade. Aprender, ajustar a rota e continuar é o que nos faz crescer.

A magia está em como nos movimentamos para criar situações que proporcionem os resultados que desejamos.

E, às vezes, o que doeu este ano vai doer menos na próxima vez. Porque agora conhecemos a dor, aprendemos com ela e sabemos lidar melhor quando ela voltar. Possivelmente saberemos até como evitar.

E se for preciso recomeçar, que a gente recomece. Porque recomeçar não é fraqueza – é sabedoria.


As pessoas certas fazem a diferença.

Essa, honestamente, é a parte mais importante das nossas vidas.

Nossa evolução, de um ano para o outro, é marcada tanto pelas coisas novas que aprendemos quanto pelas pessoas incríveis que cruzam o nosso caminho.

Se essa matemática de aprendizado e novas conexões não estiver presente ao final do seu ano, talvez seja hora de considerar mudanças no próximo.

Definitivamente, cada pessoa que passou pela minha vida foi necessária de alguma forma. Mesmo que nem todas tenham permanecido.

Se tem algo que a vida me ensinou, é que muitas pessoas serão passageiras. Não devemos sofrer pela partida de ninguém; quem tiver que ficar, ficará, e quem tiver que partir, partirá. Essa é a essência da maturidade e da sabedoria – algo que não se aprende em livros, mas na experiência de vida e na reflexão constante.

E tenho certeza de que isso acontece com você também. 

As pessoas tornam nossa vida muito melhor; elas são fundamentais em todas as nossas histórias. Talvez por isso eu adore tanto fazer novas amizades.

Por mais desafiador que um ano seja, as pessoas certas nos fortalecem:

  • Quem confia na gente, mesmo quando duvidamos de nós mesmos.
  • Quem nos lembra que não precisamos fazer tudo sozinhos.
  • Quem nos encoraja a tomar decisões que, mesmo difíceis, nos aproximam dos nossos sonhos.

Valorizar quem caminha ao nosso lado é sim algo para levarmos para os próximos anos.


2024 foi um ano de evolução.

O caminho não foi perfeito, mas foi coerente e o resultado foi proporcional aos esforços.

O que levo deste ano, além das pessoas?

  • Resultados vêm com persistência.
  • Confiança se constrói no processo.
  • Cada desafio é uma chance de evoluir e fazer melhor.

Não devemos problematizar situações que não são problemas. Não devemos dar força e energia para situações passageiras e irrelevantes.

Por mais que algo pareça difícil ou sem solução, basta olhar para trás e lembrar de tudo o que já superamos. Esse será apenas mais um.

E que nunca esqueçamos de retribuir: ser um doador, contribuir de alguma forma, é o que nos torna humanos.

Me incomoda muito ver pessoas que recebem tanto, alcançam grandes conquistas com o apoio de outras pessoas, mas não retribuem de forma alguma. Sei que a palavra 'parasitárias' é forte, mas às vezes é necessária para descrever essa atitude. Retribuir é uma responsabilidade que nos conecta ao que há de mais humano. Não fazer nada é, sem dúvida, um retrocesso no caminho de evolução que tanto buscamos enquanto sociedade.


Quero terminar o ano agradecendo.

Eu subi alguns degraus este ano. Tenho certeza de que você também. E por isso, é importante refletir e agradecer de coração.

Muito obrigada a todos que estiveram comigo: comemorando vitórias, aprendendo nos desafios e caminhando ao meu lado.

2024 foi um ano desafiador, mas foi incrível. Melhor do que eu poderia imaginar. Foi o resultado das nossas decisões – boas ou ruins, elas nos trouxeram até aqui.

E para 2025, vou com mais maturidade, sabedoria e força para seguir, confiar e persistir. Porque sonhos grandes sempre vêm acompanhados de desafios audaciosos. E eu estou pronta.


E você? O que 2024 te ensinou? Quais desafios você enfrentou para conquistar o que tem hoje?

Boas festas e feliz 2025!

Karen Langona

Cloud-based solutions | Technology & Business Leader | Product Defined by Software | Connected, Autonomous, and Electric Vehicles | Virtual Engineering | Smart Manufacturing

3 d

Muito boa sua newsletter de fim de ano. Muito mais humana e encorajadora do que uma lista de conquistas. Te desejo um 2025 de grandes aprendizados e oportunidades .

Gabriela Matos

ESPECIALISTA em Vendas B2B | Founder Janela do Trampo | Consultora na Receita Previsível®️ | Embaixadora WIS | Estrategista de Negócios | Mentora | Liderança | Business Intelligence | Marketing | Inbound e Outbound

5 d

Amo acompanhar sua trajetória Angel, você é uma das mulheres mais brilhantes que eu conheço, um brinde a 2024 e que 2025 seja repleto de amor, paz, prosperidade, sucesso e de liberdade no seu ciclo 🫶🏼

"Os resultados de 2024 não surgiram do nada. Eles foram plantados lá em 2023 – ou antes – e regados por esforço, paciência e pequenas vitórias que, juntas, construíram o todo." os bastidores que só a gente sabe onde digasse de passagem: "só reconhece a dor de um calo quem calça o sapato." 2024 pra mim foi um ano de transformação e como sou grata! Parabéns Angelita Oliveira pelo incrível texto.

Sara Hughes

Chief Executive Officer at Scaffold Education

2 sem

Reflecting and understanding is s great incentive

Lisiane Casagrande

ABM | Social Selling | Gerar demanda com comunicação contextual | Transformo o caos em ordem & Estratégia para novas receitas.

2 sem

Texto excelente. Sobre pessoas, elas podem ser ótimas ou podem ser devastadoras. A vida se encarrega de uma forma ou outra das vindas e partidas, mas em nossa ação o poder de discernir, quem é quem e para qual momento. Ter bons amigos, sócios, parceiros é chave dourada e mega fundamental para progredir na jornada. Que em 2025 seja de muito match positivo e agregador Angelita Oliveira

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos