ECO SERRAVILLE 22 ANOS - UM VOLUNTARIADO DE SUCESSO NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO
Evento da Eco Serraville realizado em junho de 2015. Foto: Divulgação Eco Serraville

ECO SERRAVILLE 22 ANOS - UM VOLUNTARIADO DE SUCESSO NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO

A minha relação com a preservação do meio ambiente vem de longa data. Para quem não me conhece, sou um grande apaixonado pela natureza, tenho 67 anos e estou atualmente aposentado. Natural e residente da cidade do Rio de Janeiro, sou friburguense de coração.

Estar em contato direto com a natureza traz muito prazer para a minha vida - que se renova em cada ação por mais simples que ela seja. Com muita dedicação, perseverança e talento estou fazendo a minha parte para a nossa e futuras gerações. Esse é o meu objetivo.

Espero que a minha história e realizações inspirem e motivem outras pessoas a realizar também um trabalho voluntário. Viva a Natureza!

COMO TUDO COMEÇOU

Uma das principais razões que me levaram a comprar o imóvel no local, no ano de 1997, foi a existência de uma floresta privativa, que além de possuir diversos benefícios ambientais, com certeza iria valorizar bastante esse patrimônio no futuro. 

Foi amor a primeira vista. Lugar perfeito para veranear nos finais de semana e se desligar dos problemas e da rotina de uma cidade grande e complicada como o Rio de Janeiro.

Uma coisa  que logo chamou minha  atenção  foi o fato dos moradores simplesmente não darem muito valor e não fazerem nada para preservar a floresta. 

Comecei então a realizar um trabalho solitário de preservação e conservação, plantando mudas de diversas espécies, em especial da Mata Atlântica (Pau Brasil, Ipê, Paineira, Araucária, Pau Ferro, Palmeira Juçara, Quaresma, mudas de frutíferas e outras, como a Cerejeira e a Palmeira Imperial). As mudas eram compradas por eu mesmo, e outras obtidas através de doação de amigos e instituições, como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Apesar da minha iniciativa, alguns condôminos e pessoas que frequentavam o local, achavam estranho minha atitude e faziam comentários do tipo: "Que morador maluco ficar boa parte de seu final de semana no mato ao invés de curtir a piscina e tomar uma cervejinha!". 

Entretanto, com o passar do tempo, me surpreendi, pois algumas pessoas começaram a valorizar e entender a importância do meu trabalho. Acabei conseguindo o apoio de um voluntário chamado Felipe Marins - nosso funcionário do clube na época, que depois e durante seu trabalho, realizava algumas tarefas na nossa reserva sob minha orientação.

Contudo, a falta de engajamento dos moradores me incomodava e eu achava que tinha que fazer algo de maior impacto para chamar a atenção das questões envolvendo o meio ambiente em nosso condomínio. 

Numa conversa com a minha esposa Maria Cristina, durante uma caminhada em um final de tarde bem fria do mês de maio de 2000, resolvi criar o projeto ECO SERRAVILLE.

A ideia base foi a criação de um evento anual ocupando praticamente um dia inteiro voltado, para o meio ambiente e envolvendo crianças e jovens do condomínio. Nele, seria realizada uma exposição e diversas atividades como plantio de mudas de Pau Brasil – intitulado como símbolo da Eco, e outras espécies. E durante todo o ano a ideia foi realizar atividades voltadas para a preservação da floresta. 

Com muita dificuldade por causa do pouco tempo disponível e sem apoio recebido na época, inclusive, de natureza financeira, eu improvisava os materiais de divulgação usando versos de cartazes e faixas usados para montar a exposição. Toda seleção do material e colagem, feita durante o ano, era realizada na parte da noite e finais de semana com a ajuda da minha esposa e minha filha. 

Apesar de todas essas dificuldades, no dia 12 de outubro de 2000 o sonho foi realizado e aconteceu a primeira edição da Eco, em um belo dia de sol. 

Na ocasião contei com o apoio de dois moradores voluntários, com  destaque para os amigos, integrantes do Corpo de Bombeiros da cidade, Luis Couto e Carlos Jorge, já que acesso a Reserva Florestal na época era difícil, com riscos e exigindo cuidados de segurança. No evento, dezenas de  crianças e jovens participaram. Tivemos uma boa visitação na exposição, foi um grande sucesso!

CONDOMÍNIO SERRAVILLE ESPERANÇA

Nosso condomínio está localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Nova Friburgo. 

Localizado num local privilegiado bem na entrada da cidade (BR-116), tem 325 apartamentos,  uma reserva florestal registrada, um clube recreativo, praças e ampla área de lazer cercada de muito verde. 

O perfil atual do condomínio é de classe média com cerca de 80% de moradores fixos e o restante de veraneio. 

A Reserva Florestal ocupa uma área de 12.336 m² com cerca de 95% de espécies da Mata Atlântica e uma rica fauna (Beija Flor, Sabiá Laranjeira, Cobra, Tatu, Jacu, Porco-Espinho, Canário da Terra, Sanhaço, Tucano, Maritaca e Gambá).

O PROJETO 

Um dos objetivos é compartilhar práticas sustentáveis, através da educação ambiental, colaborando para a formação de cidadãos mais responsáveis e engajados com a sustentabilidade do nosso planeta, e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Meu maior sonho é conseguir transformar a floresta do condomínio em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). É um trabalho difícil, mas muito importante, que irá garantir que a reserva tenha para sempre uma responsabilidade formal de preservação pelo condomínio. 

Vinte e dois anos se passaram e esse trabalho só está sendo possível durante todos esses anos, graças ao apoio e a participação de vários colaboradores (moradores, funcionários, clube e de empresas patrocinadoras e apoiadoras) que temos recebido.

Anualmente são plantadas mudas em nossa floresta, muitas obtidas  com  doação e de  nosso próprio viveiro. Além disso, “nossa mata” conta com placas educativas e de identificação das espécies, de forma a estimular a educação ambiental.

Lembro com carinho, de uma iniciativa importante, que foi a construção de nosso pequeno lago artificial na parte central da floresta para suprir os animais e aves já que não existe água natural no local. Nossa meta é de em breve construir outro lago um pouco maior na parte alta da floresta.

A  criação  de  espaços como o Recanto do Sabiá e o Mirante também foram  importantes, pois  eles  estimulam a reflexão e contemplação dos visitantes que ainda tem a opção de realizar a observação de pássaros.   

Na sua essência, o projeto pode ser multiplicado total ou parcialmente. As atividades podem ser realizadas em outros condomínios com as devidas adequações.

RECONHECIMENTOS DO PROJETO

Muitas conquistas foram obtidas ao longo desses 22 anos de trabalho que tem contribuído para disseminar a importância do meio ambiente e da sustentabilidade junto aos moradores, principalmente, as crianças e jovens.

Em 2011, o projeto foi condecorado com o Certificado de Mérito Ambiental Professor Rosalvo de Magalhães, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, juntamente com a Secretaria e o Conselho Municipal do Meio Ambiente reconhecendo nosso trabalho como uma iniciativa pioneira num condomínio da cidade, o que muito nos orgulhou.

Difícil imaginar que um dia várias ações e verbas fossem objeto de aprovação da Assembleia do clube, como, por exemplo, acabou acontecendo para reflorestar uma área degradada e melhorar o acesso a Reserva com a colocação de degraus em pedras na trilha principal. 

Sem dúvida os resultados começam a aparecer e o Condomínio Serraville conta hoje com uma reserva preservada e moradores mais conscientes. 

Todo histórico com relatos e fotos do projeto estão registrados no Facebook e Instagram do projeto.

ECO SERRAVILLE 2022

Ano especial, quando celebramos os 22 anos do projeto nos dias 8 e 9 de outubro. Organizamos com muita dedicação um evento cheio de atividades e novidades. Dentre elas, destaco o lançamento do Instagram do projeto acompanhando as atualizações do universo das redes sociais, oficina e concurso de reciclagem, jogo de tabuleiro dos ODS da ONU, exposição com diversos temas ligados a sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo consciente, caminhada ecológica e plantio coletivo de dezenas de mudas na floresta. A mensagem principal desta edição foi “Sem a natureza não existe futuro”.

O FUTURO

O projeto vem acompanhando durante esse tempo a realidade ambiental que vivemos. Começamos alertando sobre a questão do meio ambiente, e hoje a mensagem é ainda mais ampla. Queremos fortemente conscientizar e disseminar a sustentabilidade em nosso condomínio juntamente com a necessidade de preservação da nossa floresta.

O trabalho de “formiguinha” irá continuar com esse foco.  

Altair Eduardo Vasconcellos

Consultor Segurança, Saúde e Meio Ambiente (EHS)

2 a

Parabéns Luiz! Sua jornada de voluntariado é um exemplo pra todos! Abs

Parabéns Luiz Fernando Rodrigues Acho que eu fui em um dos primeiros. Ainda tenho minha camisa guardada. Lindo projeto.

Luiz Fernando Rodrigues

Especialista em Incentivos Fiscais, Captação de Recursos e Responsabilidade Social

2 a

Obrigado!

Parabéns Luiz!

Milton Olintho F.

Chief Finance Officer, MBA Finance

2 a

Parabens !!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Fernando Rodrigues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos